Fonte: portugalglobal.pt
A Comissão Europeia lançou uma nova plataforma de auxílio às empresas que pretendem iniciar o seu processo de internacionalização dentro da União Europeia ou em países terceiros: a plataforma “Access 2 Markets“. Esta funciona como um “one-stop-guide“ para as trocas internacionais, com informações sobre impostos e tarifas, procedimentos alfandegários, regras de origem, estatísticas e outras informações produto a produto, necessárias para uma exportação ou importação de sucesso.
Como funciona?
A plataforma combina a base de dados de acesso a mercados com o serviço de assistência comercial da União Europeia, de forma a criar uma só ferramenta para a internacionalização de empresas.
É possível procurar informação produto a produto através do My Trade Assistant. Cada produto contém um código, disponível na plataforma, necessário para acesso a informações concretas sobre o produto.
Informações detalhadas sobre tarifas alfandegárias impostas pelo país de destino, bem como impostos internos, são disponibilizados.
É possível verificar e comprovar que o produto a exportar é originário da União Europeia. As regras de origem do produto são importantes, principalmente para beneficiar de qualquer dedução ou eliminação de custos alfandegários (se aplicável). Para tal, é usada uma ferramenta de autoavaliação: ROSA.
Os procedimentos e formalidades necessários para a realização do processo de internacionalização, os desafios alfandegárias reportados por outras empresas e o número estatístico de empresas europeias que já exportam o mesmo produto para o país de origem desejado encontram-se disponíveis nesta plataforma.
Para além de facilitar o processo de exportação, a “Access 2 Markets“ disponibiliza ainda informações sobre cada mercado da União Europeia e 120 mercados terceiros.
Consulte a plataforma aqui.