Comissão lança Observatório do Mercado de Frutas e Legumes

Confagri 24 Out 2019

Fonte: flfrevista.pt

A Comissão Europeia lançou oficialmente a 18 de Outubro o novo Observatório do Mercado de Frutas e Legumes. Este recurso vai ser focado em quatro áreas: pomóideas (pêra e maçã), nos citrinos, na fruta de caroço (pêssegos e nectarinas) e nos tomates.

Segundo a Comissão, este recurso será «actualizado regularmente» com dados de mercado relativos a preços, produção e comércio, os quais serão complementados com análises de mercado, relatórios previsionais de curto prazo e perspectivas de médio prazo e com reuniões regulares de peritos de mercado para discutir o estado do mercado. O Observatório do Mercado de Frutas e Legumes pode ser consultado aqui.

A Comissão afirma que este recurso visa «fornecer mais transparência ao sector hortofrutícola europeu, através da disseminação atempada de dados de mercado e de análises de curto prazo» e ajudar o sector a «lidar de forma mais eficaz com a volatilidade dos mercados». O Observatório do Mercado de Frutas e Legumes conta com um grupo de peritos, dividido em quatro subgrupos, relativos às áreas de foco mencionadas.

Este observatório surge depois de já terem sido lançados observatórios de mercado para as colheitas (cereais, oleaginosas, proteaginosas e leguminosas), o açúcar, a carne e o leite, sendo que deverá ser lançado um dedicado ao vinho em Novembro. A Comissão realça que a hortofruticultura é «um sector chave da agricultura europeia» e que «representa cerca de 24% do valor da produção agrícola da União Europeia».

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI