CONFAGRI assina protocolo de cooperação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses
A CONFAGRI considera que os Municípios são fundamentais para que se assuma uma nova visão sobre o sector agroalimentar.
É por isso que, durante a manhã de hoje, foi assinado um protocolo entre a CONFAGRI e a Associação Nacional de Municípios Portugueses – ANMP.
Esta união, oficializada por Idalino Leão (Presidente da CONFAGRI) e Luísa Salgueiro (Presidente na ANMP) pretende, sobretudo, o desenvolvimento equilibrado do sector cooperativo, em especial no domínio da agricultura.
“Temos de encarar a agricultura como um verdadeiro desígnio nacional, porque estamos a falar da produção de alimentos. E nada melhor do que celebrar um protocolo com outra organização, também com implantação em todo o território nacional”- explicou o nosso Presidente.
Com a duração de três anos, este protocolo compromete-se a envolver tanto entidades públicas como privadas, através de ações que evidenciem a sua cultura de importância social, económica e ambiental, como “Por exemplo, nas cantinas públicas, de forma a fomentarmos o fornecimento de produtos agroalimentares locais, indo de encontro às premissas da redução da pegada carbónica que Bruxelas nos quer impor”- declarou Idalino Leão.
Em simultâneo, a CONFAGRI pretende também que sejam fixados microcircuitos de fornecimento de produtos de locais, que ajudem os agricultores desse território.
“Pode ainda ser de uma forma mais vasta, com um conjunto de, por exemplo, taxas e licenciamentos. O poder autárquico é o poder mais próximo que as cooperativas de agricultores têm, portanto, faz sentido fomentarmos esta parceria e, de uma vez por todas, assumirmos a agricultura como um verdadeiro desígnio nacional”- rematou, por fim, o Presidente.