Fonte: ica.coop
A Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou uma nova resolução sobre o papel das cooperativas no desenvolvimento social apelando à proclamação de 2025 como Ano Internacional das Cooperativas.
O texto da resolução incentiva todos os Estados-Membros, bem como as Nações Unidas e todas as outras partes interessadas relevantes, a aproveitarem o Ano Internacional das Cooperativas como forma de promover as cooperativas e de aumentar a sensibilização para o seu contributo para a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e para desenvolvimento social e económico global. A resolução foi apresentada pelo Governo da Mongólia e adotada em 3 de novembro durante a 47ª reunião plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas.
A iniciativa surge após o sucesso do primeiro Ano Internacional das Cooperativas, em 2012, que muito contribuiu para sensibilizar para o importante papel das cooperativas na promoção do desenvolvimento sustentável.
A ACI celebra a adoção desta resolução, acolhe com satisfação as suas recomendações e incentiva todas as partes interessadas envolvidas na promoção e avanço das cooperativas a implementá-las.
O Presidente da ACI, Ariel Guarco, saúda a adoção de uma nova resolução da ONU sobre cooperativas e acrescenta “a proclamação de um novo Ano Internacional das Cooperativas 13 anos após o primeiro prova o forte reconhecimento pela ONU e pelos governos nacionais da capacidade de cooperativas para impulsionar a Agenda 2030 e construir um mundo mais justo e próspero para todos.”
As recomendações nesta nova resolução da ONU estão bem alinhadas com os pedidos da ACI aos governos e parceiros de desenvolvimento, conforme declarado no seu recente documento de posição da ACI “Cooperativas: Parceiros-chave na concretização da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”.