FENADEGAS, associada da CONFAGRI, alerta para as consequências da atual crise no setor vitivinícola

Confagri 28 Set 2022

Como é do conhecimento de todos, a atual conjuntura mundial tem provocado um aumento exponencial dos preços da energia e diversas matérias-primas, situação que está a provocar grandes constrangimentos nos agentes económicos do setor do vinho, nomeadamente nas Adegas Cooperativas.

Contrariamente às expetativas criadas à FENADEGAS e suas associadas, que desde há vários meses tem alertado para as consequências graves para o setor, nas medidas anunciadas pelo governo para colmatar os efeitos negativos desta crise, não foi previsto nenhum apoio específico para os produtores de vinho e suas unidades de vinificação.

Tendo conhecimento de novo aumento do vidro em cerca de 20%, já com previsão de novos aumentos até ao final do ano, não só no setor vidreiro e dado que nas perspetivas de evolução política e económica, tanto a nível nacional como internacional, a curto e médio prazo, não se anteveem melhorias, as implicações para o setor são graves e de grande impacto económico.

Neste contexto, a FENADEGAS atenta à situação atual, defende que seja definida com carater de urgência:

Medida de apoio imediato às Adegas Cooperativas e empresas produtoras de vinho, como tinha sido anunciado.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI