Quatro navios com 160 mil toneladas de cereais já saíram da Ucrânia

Confagri 08 Ago 2022

Fonte: noticiasaominuto.com

Recorde-se que tinha sido anunciado que, este domingo, cinco navios cargueiros iriam zarpar hoje dos portos ucranianos de Tchernomorsk e Odessa para prosseguir a exportação de cereais.

Quatro dos cinco navios que são esperados partir hoje dos portos ucranianos de Tchernomorsk e Odessa já deram início à sua viagem.

O ministro das Infraestruturas ucranianas anunciou há momentos a partida de quatro navios, carregados com cerca de 160 mil toneladas de cereais.

Segundo a Reuters, o navio Glory segue para a Turquia com 66 mil toneladas de milho. O Riva Wind está a navegar para Iskenderun, também na Turquia, com mais 44 mil toneladas de milho, o Star Helena, com uma carga de 45 mil toneladas de produtos agrícolas, tem como destino a China, enquanto o Mustafa Necati tem como destino a Itália com 6.000 toneladas de óleo de girassol.

Os navios serão acompanhados pelo Centro de Coordenação Conjunta (CCC) até Istambul, onde serão inspecionados ao largo da costa antes de entrarem no estreito do Bósforo.

O momento foi assinalado pela Getty, que registou imagens do momento, as quais pode ver na galeria acima

O centro autorizou, ainda, o cargueiro MV Osprey a atracar, vazio, em Tchernomorsk depois de ser hoje inspecionado, ao largo de Istambul.

A partida destes navios é o resultado do acordo conseguido entre Kyiv, Moscovo, Ancara e as Nações Unidas para a exportação de cereais. O CCC precisou, num comunicado, que está a “concluir os procedimentos de exportação regulares” no âmbito da Iniciativa do Mar Negro para os Cereais, designação oficial do acordo.

Leia aqui a notícia

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI