Saíram perto de 4 milhões de toneladas de cereais de portos ucranianos

Confagri 20 Set 2022

Fonte: sicnoticias.pt

Kiev tenciona colher perto de 70 milhões de toneladas de cereais este ano.

A Ucrânia conseguiu exportar quase 4 milhões de toneladas de cereais, desde o mês de julho, quando foi reaberto o corredor através do Mar Negro. Em pouco mais de um mês, já saíram dos portos ucranianos 169 navios.

Os navios carregados de cereais seguem para países asiáticos, europeu e africanos.

Para este ano, Kiev tenciona colher perto de 70 milhões de toneladas de cereais e espera que a maioria possa ser exportada a partir do próximo mês.

O acordo para desbloquear as exportações de cereais e outros produtos foi assinado em julho passado, separadamente pela Rússia e pela Ucrânia, sob os auspícios das Nações Unidas e da Turquia, que supervisionam estes transportes.

Até ao início da invasão russa, a Ucrânia, um dos maiores produtores de cereais do mundo, exportava cerca de 6 milhões de toneladas destes alimentos por mês.

O bloqueio dos transportes ameaçou precipitar uma crise alimentar à escala global.

Juntamente com os cereais transportados por via marítima, a Ucrânia conseguiu escoar em agosto três milhões de toneladas através de rotas terrestres para a União Europeia (UE), principalmente através da Polónia e da Roménia, destinadas tanto ao bloco europeu como a países terceiros.

Leia a notícia aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI