Conselho de Ministros desta quinta-feira dedicado ao Ambiente

Confagri 06 Jun 2019

No Conselho de Ministros desta quinta-feira deverá ser aprovada uma revisão da lei para as centrais de biomassa. Secretário de Estado da Energia fala em privilegiar novos projetos. João Galamba explicou que se pretende um melhor aproveitamento da energia térmica, em detrimento de centrais dedicadas à produção de eletricidade.

Em declarações aos jornalistas numa conferência promovida pela Associação de Energias Renováveis, em maio passado, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, explicou que a intenção do executivo é privilegiar novos projetos que aproveitem melhor a energia térmica, em detrimento das centrais dedicadas à produção de eletricidade.

«O que muda é que neste momento existe um decreto-lei que fala em biomassa, mas deixa em aberto que tipo de centrais estamos a falar. Estamos a concretizar e dizer que a prioridade do apoio público será para centrais eficientes do ponto de vista energético», disse o governante.

Os critérios para conseguir os apoios devem, assim, ser os seguintes: situarem-se em zonas com risco elevado de incêndio, ter uma cadeia logística de aprovisionamento de biomassa que contribua para a preservação florestal e a limpeza de florestas e que dimensionem a central «de acordo com consumos de energia térmica comprovada».

Fonte: Observador

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI