Cooperativas agrícolas aderem em força ao Código das Boas Práticas na Cadeia Agroalimentar

Confagri 01 Jul 2019

           

 

 

 

Nota de imprensa

Cooperativas agrícolas aderem em força ao Código das Boas Práticas na Cadeia Agroalimentar

18 Cooperativas agrícolas, a que se juntam a LACTOGAL e a PECNORDESTE, entre outros agentes do setor, subscrevem, o Código das Boas Práticas na Cadeia Agroalimentar, numa cerimónia que terá lugar amanhã, dia 2 de Julho, pelas 9h30, no Salão Nobre do Ministério da Economia, na Rua da Horta Seca, em Lisboa, na presença dos Srs. Ministros Adjunto e da Economia, Dr. Pedro Siza Vieira, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Capoulas Santos.

Para Francisco Silva, Secretário-Geral da CONFAGRI, “o Código de Boas Práticas tem muitos pontos positivos a assinalar, esperando-se que venha a funcionar como um instrumento para mudar mentalidades e incutir bons hábitos, promovendo melhores relacionamentos comerciais, maior transparência, maior cooperação, mais respeito e equilíbrio, com vantagens para todos os agentes económicos. “

A CONFAGRI, enquanto representante do setor Cooperativo Agrícola em Portugal, congratula-se verdadeiramente por este compromisso e pelas Cooperativas Agrícolas aderirem ao projeto de forma tão significativa”, refere aquele responsável.

Sobre o Código

O Código foi assinado em Dezembro de 2016 como resultado de um compromisso pioneiro entre 6 grupos de interesses a nível nacional, onde se inclui a CONFAGRI, representativos de todos os elos da cadeia agroalimentar.

De natureza voluntária e gratuita, este código define um conjunto de princípios e procedimentos que servem para autorregular a cadeia alimentar visando reforçar a transparência entre os setores da produção, da transformação e da distribuição de produtos agroalimentares, fundamental para assegurar um desejável equilíbrio e cooperação entre as partes, não apenas em defesa dos seus interesses, mas também em defesa dos interesses dos consumidores.

Este código, que se aplica às relações comerciais e aos contratos de fornecimento na cadeia de abastecimento agroalimentar em Portugal, visa também assegurar que a resolução de litígios é abordada de forma leal e transparente, assegurando que não existe qualquer possibilidade de retaliação.

O Grupo de Governação é responsável pela gestão do Código e é representativo de toda a cadeia de abastecimento alimentar e dele fazem parte:

APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição,

CAP- Confederação dos Agricultores de Portugal,

CCP- Confederação do Comércio e Serviços de Portugal,

CIP- Confederação Empresarial de Portugal (representando a CENTROMARCA e a FIPA)

CNA- Confederação Nacional de Agricultura e

CONFAGRI- Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.

 

Sobre a Cerimónia – Programa

9:15       Receção dos participantes

9:30       Apresentação do Código e da sua Estratégia de Implementação

                Nuno Fernandes Thomaz, Coordenador da Governação

9:40       Assinatura pelas empresas aderentes

10:10     Encerramento

               António Saraiva, Presidente da CIP*

               Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

               Pedro Siza Vieira, Ministro-adjunto e da Economia

 

Contacto: Helena Branquinho – helenabranquinho@confagri.pt

Telm. 968137417

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI