Cooperativas vinícolas europeias pedem à Comissão orçamento extraordinário para o setor

Confagri 16 Mar 2021

AS COOPERATIVAS VINÍCOLAS DE ESPANHA, FRANÇA, ITÁLIA E PORTUGAL, QUE REPRESENTAM 50% DA PRODUÇÃO VINÍCOLA DA UNIÃO EUROPEIA, PEDIRAM À COMISSÃO UM ORÇAMENTO EXTRAORDINÁRIO PARA O SECTOR VITIVINÍCOLA

Numa carta dirigida ao Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, carta essa que foi assinada pelo Presidente da FENADEGAS enquanto Vice-Presidente da CONFAGRI e por mais três organizações representativas das adegas cooperativas europeias — Coopération Agricole França, Alleanza delle Cooperative Itália, e Cooperativas Agro-alimentar de España —, foi apresentada a “grave situação que o sector atravessa depois de um ano de confinamento e das restrições da pandemia, que provocaram a diminuição do consumo de vinho em todo o Mundo e a consequente queda nas exportações, tanto em volume como em preço.

As existências de vinho na UE são elevadas e a nova vindima que terá início dentro de 5 a 6 meses, poderá agravar a situação pelo que estas cooperativas solicitam um orçamento extraordinário equivalente ao orçamento anual do programa de apoio ao sector vitivinícola para cada Estado-membro. Desde modo será possível implementar medidas urgentes adaptadas às reais necessidades e que permitam uma melhoria da situação do mercado. Medidas tais como promoção e estímulo à procura para aumentar a competitividade do sector.

A Comissão Europeia flexibilizou as medidas de execução do programa de apoio ao sector vitivinícola, medidas que são benéficas, mas que neste momento se mostram insuficientes. Para mais em 2021, o orçamento para o setor foi reduzido em 3,9% nos diferentes Estados-membros para a gestão do programa de apoio.

O Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, solicitou que fosse incluído na reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da UE no dia 22 de março, a possibilidade de viabilizar fundos extraordinários para o sector vitivinícola, permitindo assim que os países produtores adotem medidas, uma vez que é improvável que o consumo de vinho recupere no curto prazo, devido aos seus fortes ligações com o canal HORECA, turismo, eventos e festas.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI