Copa-Cogeca lamenta conflitos comerciais entre UE e EUA

Confagri 09 Mar 2018

O Copa-Cogeca expressou sérias preocupações em relação à ameaça de uma escalada da “guerra” comercial com os Estados Unidos, que poderá ter consequências terríveis para o setor agrícola da União Europeia e do mundo.

O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen declarou que o risco de agravamento da situação é preocupante e que isso possa vir a ter consequências negativas para o setor agrícola da União Europeia (UE), no contexto dos litígios comerciais com os Estados Unidos da América (EUA) acerca das importações de aço e alumínio.

Este conflito pode afetar seriamente os setores agrícolas da UE e dos EUA, e isto é a última coisa que a União Europeia necessita neste momento. Os Estados Unidos são um importante comprador de produtos agroalimentares provenientes da UE, razão pela qual não se quer colocar em risco uma relação comercial estável que a UE mantém com aquele país em matéria de agricultura.

O Copa-Cogeca apela à moderação nas negociações entre ambas as partes para garantir que os agricultores não acabem por ser vítimas das desavenças políticas. A isso acrescenta-se a decisão do departamento de comércio dos EUA de impor tarifas às importações de azeitonas de mesa espanholas, uma amostra de protecionismo inequívoca, concluiu Pekka Pesonen.

CS

Fonte: Copa-Cogeca

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI