O Copa-Cogeca, de forma a reduzir a burocracia e encorajar a adoção de medidas de seguros, solicitou a aplicação do acordo político sobre o Regulamento Omnibus da União Europeia para 01 de Janeiro de 2018.
O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, indicou que «o acordo político concluído entre o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia é um passo positivo». Por exemplo, «simplifica as normas relativas aos pagamentos diretos no quadro da Política Agrícola Comum (PAC) e as medidas para ajudar os agricultores a melhorarem a gestão de riscos. Para os agricultores é importante que estas medidas sejam colocadas em prática antes do começo do próximo período de pedidos de ajuda no quadro da PAC».
Para serem efetivas, as novas normas deveriam ser colocadas na prática rapidamente, ou seja, o mais tardar a 01 de Janeiro de 2018. Por conseguinte, solicitam que as instituições da União Europeia dividam o Regulamento Omnibus e a prosseguir rapidamente com a sua adoção formal e a aplicação do capítulo agrícola do mesmo, concluiu Pesonen.
Fonte: Copa-Cogeca