Fonte: FPAS
Após 9 anos à frente dos desígnios da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, Vítor Menino é sucedido por David Neves, Vice-Presidente da FPAS durante esse período.
As eleições decorreram na Assembleia-Geral eleitoral, no dia 28 de abril, apenas com uma lista, encabeçada por David Neves, em representação da Associação de Produtores Agro-pecuários do Centro (APAC), e com vice-presidência de Vítor Menino, pela Associação Livre dos Suinicultores Portugueses (ALISP).
Após o inegável legado de Vítor Menino enquanto Presidente, David Neves assume agora um novo ciclo de dois anos de mandato, com foco em temas urgentes como a sustentabilidade ambiental da atividade, a defesa da reputação do setor da Suinicultura, vilmente atacado por campanhas de desinformação e fake news, bem como a promoção do bem-estar animal e os entendimentos da fileira em matérias como a comunicação e a internacionalização.
David Neves afirmou que “este será um ciclo de continuidade dos importantes projetos que foram iniciados no mandato anterior, como a operacionalização do Centro Tecnológico para a Suinicultura, o desenvolvimento do Roteiro Ambiental e a implementação da certificação em bem-estar animal”.
Na comunicação feita às Associações em Assembleia Geral, David Neves agradeceu todo o trabalho e empenho da direção cessante, em particular a Vítor Menino, referindo que “o desafio ambiental continuará a ser a prioridade máxima da FPAS que deve também ser proativa no encontro de soluções de fileira nas áreas como a promoção da atividade, a exportação e o bem-estar animal”. Acrescentou ainda que “este mandato surge no biénio anterior à entrada em vigor da nova PAC, que traz consigo novos desafios à produção suinícola assumidos na agenda Farm to Fork”.
Os novos órgãos sociais tomarão posse a 12 de maio.