Detetado foco de gripe das aves em loja de animais na Córsega

Confagri 17 Nov 2020

Fonte: tsf.pt/Lusa

A deteção do H5N8 surgiu depois de este vírus ter sido detetado nas últimas semanas em aves selvagens e domésticas na Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido e Irlanda.

As autoridades sanitárias de França detetaram um foco de gripe das aves H5N8 “altamente patogénica” dentro de uma loja de animais na ilha da Córsega, anunciou segunda-feira o Ministério da Agricultura.

A deteção do H5N8 surgiu depois de este vírus ter sido detetado nas últimas semanas em aves selvagens e domésticas na Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido e Irlanda.

O foco francês foi detetado depois de reportado um “nível anormal de mortalidade” de entre as aves de uma loja de animais, acrescenta a tutela em comunicado, citado pela agência espanhola Efe.

Depois de conhecido este caso, o Ministério da Agricultura convocou uma reunião com vários especialistas para aumentar o nível de alerta para o H5N8 em todo o país.

Este alerta já tinha sido imposto em 05 de novembro, nas regiões pelas quais as aves costumam passar nas rotas migratórias, uma vez que o risco está comprovado com a deteção de vários casos em outros países europeus.

As autoridades dos Países Baixos ordenaram o abate de 215 mil galinhas depois de diagnosticados vários casos da doença.

O Ministério da Agricultura francês estabeleceu também um sistema de vigilância para as aves na região da Córsega na qual foi detetado o foco, assim como a vigilância permanente dos criadores de aves que trabalhavam diretamente com a loja de animais onde foram detetadas as aves infetadas.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI