Dia Internacional das Cooperativas, 7 de Julho, Mirandela

Confagri 18 Jun 2018

A 7 de julho de 2018, cooperadores de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas, este ano sob o lema: Sociedades sustentáveis através da Cooperação.

Em Portugal, a cerimónia evocativa do Dia Internacional das Cooperativas 2018 será coorganizada pela CONFAGRI e pela CONFECOOP.

A CCAM Alto Douro será a Cooperativa anfitriã do evento, que decorrerá no Grande Auditório do Centro Cultural de Mirandela, com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela.

Os objetivos do Dia Internacional das Cooperativas passam por divulgar o trabalho das cooperativas e fomentar o cooperativismo, por destacar as metas do movimento cooperativo internacional em paralelismo com as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) e por fortalecer as parcerias entre este movimento e outros agentes, como governos (locais, nacionais ou internacionais).

Segundo o Presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco:
“Representamos 1,2 mil milhões de cooperadores. Não há outro movimento económico, social e político no mundo que, em menos de 200 anos, tenha crescido tanto quanto nós. Mas o crescimento não é o mais importante. Nós consumimos, produzimos e usamos os recursos que o planeta nos dá, mas de forma solidária com o meio ambiente e com as comunidades. É por isso que somos um parceiro chave para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”.

De acordo com a ACI, sociedades sustentáveis são as que refletem os limites ambientais, sociais e económicos do crescimento. Pela sua própria natureza, as Cooperativas desempenham um papel triplo:

  • Como atores económicos, criam oportunidades de emprego, meios de subsistência e geração de rendimento;
  • Como empresas centradas nas pessoas com objetivos sociais, contribuem para a igualdade e justiça social;
  • Como instituições democráticas, são controladas por seus associados, desempenhando um papel de liderança na sociedade e nas comunidades locais.

 

As Cooperativas têm um contributo único a fazer para cumprir todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seus alvos associados.

As Cooperativas têm experiência na construção de sociedades sustentáveis e resilientes. Por exemplo, as Cooperativas agrícolas trabalham para manter a longevidade da terra onde cultivam, por meio de práticas agrícolas sustentáveis. As Cooperativas de consumo, procuram cada vez mais abastecer-se com produtos sustentáveis e educam os consumidores sobre o consumo responsável.

As Cooperativas de habitação ajudam a garantir moradias seguras e a preços acessíveis. Os bancos cooperativos contribuem para a estabilidade graças à sua proximidade aos seus clientes e proporcionam acesso ao financiamento a nível local estando disseminados mesmo em áreas remotas. As cooperativas de serviços estão empenhadas no acesso rural à energia e à água, e muitas delas estão empenhadas na liderança da transição energética para uma democracia energética.

“No Dia Internacional das Cooperativas, vamos mostrar ao mundo: que é possível crescer com democracia, equidade e justiça social; que as nossas sociedades não podem continuar a desperdiçar recursos e a excluir as pessoas; que devemos melhorar o presente e preservar o futuro para as próximas gerações; e que nos orgulhamos de fazer parte deste movimento. Um movimento com valores e princípios. Um movimento comprometido com a justiça social e a sustentabilidade ambiental”, afirma Ariel Guarco.

A CONFAGRI convida-o a participar e a divulgar este evento comemorativo do 96.º Dia Internacional das Cooperativas, 24.º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas.

 

A 16 de dezembro de 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução 47/90, proclamou o Dia Internacional das Cooperativas no primeiro sábado de julho de 1995, data em que se comemorava o centenário da Aliança Cooperativa Internacional, uma associação coletiva de organizações com 760 milhões de membros de cooperativas em 100 países.

O 23 de dezembro de 1994 a Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução 49/155, reconhecendo que as cooperativas se estão a converter em um fator indispensável do desenvolvimento económico e social, a Assembleia Geral das Nações Unidas convida aos Estados Membros das Nações Unidas, organizações internacionais, organismos especializados e organizações cooperativas nacionais e internacionais a comemorar anualmente no primeiro sábado de julho, a partir de 1995, o Dia Internacional das Cooperativas.

 

Em anexo: Programa

 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi