O mote de 2019 é o impacto da legislação ambiental da União Europeia na vida dos cidadãos, que procura melhorar a qualidade da água e do ar, proteger a natureza e promover a reciclagem. Mas, para fazer realmente a diferença, a legislação precisa de ser aplicada no quotidiano dos cidadãos.
Há quase 20 anos que a Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia organiza, durante o mês de maio, a Semana Verde. Este é o maior momento para se discutir a política ambiental da União Europeia (UE), pois promove a informação e fomenta o debate entre os participantes ao nível europeu, nacional e local, por forma a gerar contributos para a elaboração e implementação de políticas.
O mote de 2019 é o impacto da legislação ambiental da UE na vida dos cidadãos, que procura melhorar a qualidade da água e do ar, proteger a natureza e promover a reciclagem. Mas, para fazer realmente a diferença, a legislação precisa de ser aplicada no quotidiano dos cidadãos.
Produtos que usamos regularmente, como os detergentes normais de limpeza (líquidos, em pó, em pastilhas, para roupa e loiça, e lava-tudo), têm um papel muito importante nos comportamentos, mais ou menos sustentáveis, das famílias. Na verdade, a maioria dos detergentes contém substâncias nocivas que podem prejudicar o ambiente e a saúde. Estes ingredientes não são retidas pelos sistemas de tratamento das águas, poluem rios e acabam nos nossos pratos e copos.
Como agir de modo a diminuir a nossa pegada ecológica?
Escolhendo os produtos que apresentam o Rótulo Ecológico Europeu, reconhecido como a certificação mais amiga do ambiente e que celebra já 25 anos.
Apontamos cinco razões principais para escolher produtos com este rótulo:
Poupar energia (e dinheiro) – Os testes certificam que os detergentes com Rótulo Ecológico Europeu são eficientes a baixas temperaturas, permitindo poupar energia e dinheiro. Exemplificamos com os detergentes da roupa concentrados que lavam a 30ºC com a máxima eficiência e o consumidor apenas precisa de colocar na máquina uma pequena porção.
Fonte: jornaleconómico