![]() |
![]() |
FENADEGAS REÚNE-SE COM O MINISTRO DA AGRICULTURA
.
A FENADEGAS, enquanto Federação das Adegas Cooperativas, setor que representa cerca de 35% da produção nacional de vinho, manifesta algumas sugestões que considera vitais para o desenvolvimento e manutenção do setor vitivinícola nacional.
.
Assim, no dia 3 de março, a Federação reuniu com José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, tendo sido feita uma reflexão sobre alguns temas que preocupam a FENADEGAS, tais como:
- A necessidade de uma liderança forte do IVV com reforço de poderes na área de controlo.
Neste assunto, a FENADEGAS congratulou-se, também, pela atualização dos preços de referência por hectare do programa VITIS 2025/2026, considerando-o um valor justo. - O financiamento para as plantações das Novas Autorizações de Plantação de Vinha (NAP) e a questão do seguro de colheitas, que sendo uma ferramenta fundamental para a gestão das explorações agrícolas, sofre da idade e do modelo herdado doutros sistemas. Em 2024 foram feitos alguns ajustes fruto da pressão exercida pelos intervenientes, mas que são manifestamente insuficientes.
- As medidas de reforço e incentivo ao cooperativismo são urgentes e necessárias.
As cooperativas são as “cuidadoras“ de territórios e esse papel deverá ser reconhecido. Dada a natureza e a especificidade das adegas cooperativas, considera-se necessário a criação de medidas de apoio mais abrangentes que vão ao encontro das especificidades do setor cooperativo, sem que as cooperativas sejam descriminadas negativamente em relação às Organizações de Produtores e às Pequenas e Médias Empresas.
.
📷 Jorge Oliveira / Ministério da Agricultura e Pescas