FENALAC promove comemorações do Dia Mundial do Leite nas Escolas em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro

Confagri 25 Set 2018

 

 

FENALAC PROMOVE COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO LEITE NAS ESCOLAS EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO 

 

EVENTO: Comemorações do Dia Mundial do Leite nas Escolas

DATA: 26 de Setembro de 2018

HORA: 09.30 h

LOCAL: Centro de Congressos de Aveiro, Cais da Fonte Nova

 

No âmbito do seu 3º Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro, a FENALAC irá celebrar o Dia Mundial do Leite nas Escolas no próximo dia 26 de Setembro, pelas 9h30H, no Centro de Congressos de Aveiro, iniciativa que visa incentivar as boas práticas alimentares nas escolas e sensibilizar para a função nutricional do leite na infância.

O Dia Mundial do Leite nas Escolas foi instituído no ano 2000 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sendo celebrado pela primeira vez em Portugal este ano. 

O leite é um alimento de elevada densidade nutricional fundamental na fase de crescimento, e é essencial que Pais e Educadores tenham a preocupação de garantir o seu consumo pelos mais novos.

Assim, a FENALAC em estreita parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, irá promover uma iniciativa de sensibilização e diversão para os mais novos, no exterior do Centro de Congressos de Aveiro para assinalar esta efeméride. Foram convidadas 150 crianças do ensino básico do Concelho de Aveiro que irão saber mais sobre leite, desde a origem até aos seus benefícios para a sua Saúde.

O Comendador Manuel dos Santos Gomes, Presidente da FENALAC, afirma: “esta iniciativa pretende reforçar o papel do leite na alimentação das crianças e o serviço muito relevante que a comunidade escolar desempenha na educação alimentar. A Parceria com a Câmara Municipal de Aveiro merece o nosso reconhecimento, pois foi com entusiasmo que o Senhor Presidente da Câmara, Eng.º Ribau Esteves, apoiou pessoal e institucionalmente a iniciativa”.    

Sobre a FENALAC

A FENALAC é a entidade que representa o sector lácteo cooperativo nacional, assumindo-se como um parceiro institucional e uma presença interventiva na sociedade, empenhada no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social.

A Federação é formada por quatro grandes organizações cooperativas – Agros, Proleite, Lacticoop e Serraleite, que juntas abarcam entre si mais outras 70 cooperativas de base, representando 70% do sector lácteo do território continental, o equivalente a 2.000 produtores de leite.

A FENALAC tem uma função importante na dinamização de zonas rurais no território nacional e na promoção do emprego, sendo uma organização com presença relevante no mercado lácteo, pois agrega marcas reconhecidas do sector cooperativo e visa a melhoria dos índices de bem-estar e saúde, promovendo a informação dos consumidores.

Como entidade presente em toda a fileira do leite – desde a produção e recolha, à transformação, consumo e valorização – presta assessoria técnica junto dos produtores e apoia a modernização tecnológica das explorações de leite, com repercussões na melhoria de condições de produção e na criação de emprego nas zonas rurais.

O acompanhamento de todo o processo e a interação com os vários intervenientes permite-lhe garantir a segurança alimentar do leite, através do controle direto da matéria-prima e da assistência nas diversas áreas envolvidas.

Os seus objetivos passam por representar nacional e internacionalmente o sector, defender os seus direitos e interesses, promover a informação, a assistência e o estudo sobre o leite e participar ativamente na formulação e aplicação da legislação sectorial.

Sobre o sector do leite

A produção de leite em Portugal representava 686 milhões de euros em 2017, o equivalente a 25% da produção animal e a 10% da produção agrícola. A indústria do leite e lacticínios apresenta um volume de vendas de 1,3 mil milhões de euros, sendo o segmento mais importante (15%) da Indústria Alimentar.

A criação de emprego direto e indireto do sector lácteo deverá atingir os 50 mil postos, sendo de destacar que a maior parte dos quais estão em zonas rurais altamente carenciadas do ponto de vista económico e social, reforçando assim a importância dos mesmos na fixação das populações.

Para mais informações:

Nomes /contactos

Fernando Cardoso – Secretário-Geral FENALAC 963 666 077

Rogério Carlos – Adjunto do Presidente da CM Aveiro

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi