A Festa da Criança e do Leite, que conta em 2019 com a sua 4.ª edição, surgiu como uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial da Criança conjuntamente com o Dia Mundial do Leite, que desde o ano de 2001 se celebram anualmente no dia 1 de junho.
Segundo informação do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), comer mal é o principal responsável pela perda de anos de vida saudável dos portugueses, tendo em consideração que a obesidade (peso a mais) é o maior problema de saúde pública (57% da população nacional tem excesso peso). Assim, torna-se fundamental sensibilizar e informar os adultos do futuro para os benefícios de uma alimentação equilibrada e estilo de vida ativo, dando primazia ao leite e produtos lácteos como alimentos completos a nível nutricional, nomeadamente na idade infantil, como fase de desenvolvimento e crescimento. Não obstante, de acordo com a Comissão Europeia, Portugal encontra-se entre os países da Europa com maior número de crianças afetadas pela obesidade: 7,7% das crianças com menos de 10 anos são obesas e 17,3% pré-obesas, enquanto 8,7% dos adolescentes (10-17 anos) são obesos e 23,6% pré-obesos (PNPAS); reforçando a necessidade para iniciativas desta génese.
Nesta edição, a Festa da Criança e do Leite, promovida pela AGROS, irá realizar-se no dia 31 de maio de 2019, entre as 10H00 horas e as 16H30 horas, no Espaço AGROS em Argivai – Póvoa de Varzim (Rua Cidade da Póvoa de Varzim, N.º 55, 4490-258 Argivai, Póvoa de Varzim).
Espera-se a participação de aproximadamente 730 alunos finalistas do ensino básico (4.º ano de escolaridade), pertencentes a instituições escolares dos concelhos de Barcelos, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Trofa e Vila do Conde. Num dia em que os protagonistas são os mais novos, esta festa contará com a realização de jogos didáticos, num local que prima pelo contacto direto com a Natureza e passado rural, promovendo também a confraternização e convívio entre as crianças.
Para mais informações:
Ricardo Almeida – Responsável de Marketing
967 854 332
Fonte: AGROS