Futuro da Europa: europeus consideram as alterações climáticas o grande desafio da UE

Confagri 26 Jan 2022

Fonte: europarl.europa.eu

O Parlamento Europeu e a Comissão publicam hoje em conjunto um Eurobarómetro Especial sobre o Futuro da Europa.

O futuro da Europa

Com o início de 2022 – Ano Europeu da Juventude –, o inquérito de hoje destaca as opiniões dos jovens europeus sobre os desafios que a UE enfrenta e sobre o papel fundamental que desempenham na Conferência sobre o Futuro da Europa.

O Eurobarómetro de hoje mostra que 91 % dos 15–24 anos acreditam que o combate às alterações climáticas pode ajudar a melhorar a sua saúde e o seu bem estar, e que 84 % das pessoas com 55 anos ou mais concordam com esta opinião. Quase um em cada dois europeus (49%) considera que as alterações climáticas são o principal desafio global para o futuro da UE, e apoiam maioritariamente os objetivos ambientais do Pacto Ecológico Europeu: 88 % dos europeus pensam que é importante aumentar a parte das energias renováveis na nossa economia e aumentar a eficiência energética, enquanto 80 % concordam com a importância de transformar a Europa no primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050 e de promover o crescimento do mercado dos veículos com baixas e zero emissões.

Os outros desafios globais destacados pelos inquiridos incluem a saúde (34 %), a migração e as deslocações forçadas (30 %).

A existência de níveis de vida comparáveis (31 %) e uma política de saúde comum (22 %) são os dois aspetos mais úteis para o futuro da Europa. Os europeus também dão prioridade a uma maior solidariedade entre os Estados-Membros (21 %) e à independência energética (20 %).

Ativos, desafios e valores da UE

De entre os desafios que a UE enfrenta, os mais mencionados são as desigualdades sociais (36 %), o desemprego (32 %) e as questões da migração (31 %). À semelhança dos desafios globais, as questões ambientais e as alterações climáticas também ocupam um lugar de destaque na lista de desafios com que a UE se defronta, tendo sido mencionados por 32 % dos inquiridos.

Os europeus consideram que o respeito pela democracia, pelos direitos humanos e pelo Estado de direito (27 %) é o principal trunfo da UE, seguido do seu poder económico, industrial e comercial (25 %).

A paz (49 %), a liberdade de opinião (47 %), a igualdade social e a solidariedade (45 %) e a tolerância e abertura aos outros (44 %) são os valores mais bem representados pela UE — em comparação com outros países, de acordo com os inquiridos.

A vida na União Europeia

A grande maioria dos europeus concorda que vivem felizes na UE (81 %) e no seu país (89 %), além de estarem satisfeitos com a sua vida familiar (89 %).

Conferência sobre o Futuro da Europa

Cerca de 43 % dos europeus afirmam que o principal benefício da participação da geração mais jovem na Conferência é debater as questões que lhes interessam. Outros benefícios do seu papel fundamental na Conferência são a energia e a motivação que imprimem às reformas e mudanças (como referem 35 %) e o seu empenho em tornar o futuro da Europa mais relevante para os desafios da sociedade atual (33 %).

Os cidadãos europeus continuam interessados em contribuir e participar na Conferência sobre o Futuro da Europa. Embora a resposta a um inquérito seja o meio preferido para o fazer, como indicado por mais de metade dos europeus (59 %), quase um em cada dois europeus (46 %) considera que poderia participar em reuniões na sua zona. A seguir aos inquéritos, a participação em consultas em linha (40 %), a apresentação de ideias e propostas aos políticos europeus e nacionais (39 %) e a participação em eventos culturais e desportivos europeus relacionados com a Conferência (39 %) são as formas mais atrativas de participação referidas pelos cidadãos.

De um modo geral, os europeus consideram que as questões das alterações climáticas, do ambiente (44 %), da saúde (40 %), da economia, da justiça social e do emprego (40 %) são fundamentais para a Conferência.

Há uma clara expectativa de que a Conferência conduza a resultados tangíveis. Com efeito, os inquiridos seriam mais incentivados a participar nas atividades da Conferência se estivessem convencidos de que a sua participação teria um real impacto (53 %).

A voz dos cidadãos na UE

90 % dos europeus concordam que as vozes dos cidadãos da UE devem ser mais ouvidas nas decisões relativas ao futuro da Europa. 55 % dos europeus mencionam o voto nas eleições europeias como uma das formas mais eficazes de garantir que as suas vozes são ouvidas pelos decisores a nível da UE.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI