Governo dos Açores quer reforçar estatuto sanitário para potenciar setor apícola

Confagri 17 Jan 2019

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o reforço do estatuto sanitário dos Açores é fundamental para garantir um desenvolvimento saudável, rentável, inovador e competitivo do sector apícola, anunciando, nesse sentido, várias ações concretas.

«No âmbito do reforço da sanidade vamos criar dois planos de contingência: um para a Varroa e outro para evitar a entrada na Região de outras pragas e doenças», revelou João Ponte, que falava terça-feira na apresentação da proposta de Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores na ilha do Faial.

O governante destacou que faz parte deste Plano a proposta de implementação de um projeto piloto de irradicação da doença Varroa em ilhas mais pequenas, como é o caso das Flores, através do extermínio e repovoamento da população apícola, bem como a promoção de um sistema de controlo da esterilização das ceras utilizadas na Região.

«Um dos maiores desafios que temos, aqui no Faial, mas também no Pico e nas Flores, é controlar a Varroa e evitar que a doença passe para outras ilhas, que atualmente estão indemnes», frisou João Ponte.

Esta proposta de Plano, elaborado por um grupo de trabalho para um horizonte de 10 anos, propõe, no conjunto, um total de 40 ações concretas.

O secretário Regional salientou que o Faial representa 10 por cento do total dos apicultores registados nos Açores, mas é a ilha, no contexto regional, com maior dinamismo ao nível da produção de mel biológico.

Para João Ponte, o mel biológico constitui uma oportunidade de valorização e de reconhecimento da produção local.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI