GPP disponibiliza análise sobre o Comércio Internacional

Confagri 15 Dez 2022

Fonte: GPP

O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) tem como um dos seus objetivos estratégicos o desenvolvimento de análises e metodologias de apoio à decisão política.

Neste âmbito, o GPP produz e disponibiliza com regularidade mensal, a análise dos dados divulgados pelo INE relativos ao Comércio Internacional de bens dos setores agroalimentar, da silvicultura e da indústria florestal e da pesca e aquicultura.

Os dados são apresentados segundo: as Contas Nacionais (CN) por ramos de atividade, a mesma nomenclatura utilizada para o apuramento de outras variáveis setoriais como o VAB, o rendimento ou a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF); a Classificação por Grandes Categorias Económicas (CGCE), utilizada e destacada nas estimativas rápidas do INE para efeitos de comércio internacional; a Nomenclatura Combinada (NC), que permite uma desagregação destes dados por produto.

Segundo a classificação por Grandes Categorias Económicas (CGCE), em outubro de 2022 as exportações e as importações de bens do total da economia voltaram a aumentar significativamente em relação a outubro de 2021, respetivamente 21,1% e 26,2% (em setembro de 2022 as variações foram respetivamente, +25,0% e +30,4%).

No período de janeiro a outubro de 2022, as exportações de bens aumentaram 25,2% e as importações 35,7% em relação ao período homólogo de 2021. Comparando com o período homólogo de 2020, as exportações e as importações aumentaram 47,6% e 61,4%, respetivamente.

Considerando o comércio internacional dos produtos alimentares e bebidas através da classificação por Grandes Categorias Económicas , medido 2(CGCE), em outubro de 2022, em relação ao mês homólogo de 2021, ocorreu um aumento da exportação (+15,0%) e da importação (+29,5%).

Em outubro de 2022, em relação a outubro de 2021, segundo estimativa GPP para bens e serviços, o Complexo Agroalimentar (CAA) registou um aumento das exportações (+15,6%; 628 para 726 milhões de EUR) e das importações (+32,8%; 905 para 1 201 milhões de EUR). O défice da balança comercial do Complexo Agroalimentar agravou-se em 199 milhões de EUR.

Consulte a publicação aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi