Fonte: IVV
No período de janeiro a outubro de 2021 foram exportados 273 milhões de litros de vinho no valor de 760 milhões de euros.
O mês de outubro de 2021 registou, no âmbito das exportações nacionais de vinho, um comportamento negativo em volume e valor, embora com aumento do preço médio, concluindo-se o mês com -8,5%, -5,3% e +3,5% respetivamente.
Esta quebra foi sustentada essencialmente pelo comportamento dos países terceiros que registam um decréscimo em volume (-15%) e em valor (-10,4%) embora com aumento do preço médio (+5,5%).
No período em causa verifica-se, face a outubro de 2020, um ligeiro crescimento nas expedições para o mercado comunitário em volume (+1,7%), em valor (+1,8%) e
estabilização no preço médio (+0,1%).
- Reino Unido, França, Brasil, Estados Unidos e Países Baixos, países que estão no Top 5 dos nossos mercados alvo apresentam em outubro de 2021, o seguinte comportamento:
- Reino Unido: Quebra em volume (-5,8%), valor (-1,8) e aumento do preço médio (+4,2%)
- França: Quebra em volume (-3,9%), valor (-3,3%) e aumento do preço médio (+0,6%)
- Brasil: Quebra em volume (-30,3%), valor (-14,9%) e aumento do preço médio (+22%)
- Todos os vinhos à exceção do Vinho da Madeira apresentam aumento de preço médio
- Estados Unidos: Quebra em volume (-20,3%), valor (-17,8%) e aumento do preço médio (+3,1%)
- Países Baixos: Quebra em volume (-20,0%), valor (-12,9%) e aumento do preço médio (+8,9%)
As exportações do vinho certificado no mês de outubro de 2021, registaram o valor de 34 milhões de euros, representando 37,6 % do valor total exportado, apresentando, no entanto, uma quebra de 9,2% face a outubro de 2020.
O vinho com DO apresenta quebra em volume (-15,3%), valor (-10,5%) e aumento do preço médio (+5,6%). Já o vinho com IG apresenta quebra em volume (-7,3), valor (-7,5%) e preço médio (-0,2%).
As exportações de vinho certificado para países terceiros representam em outubro de 2021, cerca de 57% e 56% do volume e valor total das expedições / exportações de vinho certificado, respetivamente, e com um preço médio (3,15 €/l) superior ao verificado nos países comunitários (2,65 €/l).
As vendas de vinho certificado representam face aos totais Expedidos / Exportados no mês de outubro de 2021 (face a outubro de 2020):
- Mercados Comunitários – Crescimento em volume (+18,1%), valor (+14%) e quebra do preço médio (-3,4%)
- Países Terceiros – Decréscimo em volume (-23,5%), valor (-18,3%) e crescimento
do preço médio (+6,8%)
O Vinho do Porto regista um comportamento positivo no mês de outubro de 2021, apesar do decréscimo em volume (-4,5%) tem crescimento em valor (+0,4%) e preço médio (+5,1%) face ao período homólogo de 2020.
Quanto ao vinho tranquilo não certificado (ex-mesa), que representa em outubro de 2021, 31,8% e 12,6% dos volume e valor total expedido / exportado, respetivamente, regista quebras em volume (-9%), em valor (-16,5%) e preço médio (-8,2%).
O período de janeiro a outubro de 2021 (em comparação com o período de janeiro a outubro de 2020:
- Total – Crescimento em volume (4,8%) em valor (+9,4%) e preço médio (+4,4%)
- Mercado Comunitário – Crescimento em volume (+6,5%), em valor (+9,7%) e preço médio (+3,0%)
- Países Terceiros – Crescimento em volume (3,4%), em valor (+9,2%) e preço médio (+5,6%).
A exportação do vinho certificado (vinho com DO e IG), registou um aumento em volume de 6,3 % (vinho DO de +5,4%, vinho IG de +7,3%), e em valor de 8,5% (vinho DO de +8,7%, vinho IG de +8,2%), e crescimento no preço médio de 2,0% (vinho com DO de +3,1%, vinho com IG de +0,9%).
O TOP 5, em valor no período janeiro a agosto, dos mercados de destino da exportação de vinho nacional são França, EUA, Reino Unido, Brasil e Alemanha
- O mercado francês que no período em causa volta a liderar esta tabela, apresenta um acréscimo em volume (+5,0%) e em valor (+6,2%) que se traduz num acréscimo do preço médio de +1,1%.
- Os Estados Unidos ocupam o 2.º lugar da tabela, apresentando crescimentos em volume (+9,0%), valor (+14,3%) e preço médio (+4,9%)
- O Reino unido apresenta um decréscimo em volume (-2,3%) mas crescimento em valor (5,1%) e preço médio (+7,5%)
- As exportações para o Brasil apresentam um bom desempenho com crescimentos em volume (+9,7%), valor (+12,8%) e preço médio (+2,8%)
- As expedições para o mercado alemão apresentam crescimento em volume (+16,1%), valor (+15,4%) e uma ligeira quebra no preço médio (-0,6%).