INE: Aumento da produção de azeitona para azeite e redução da área de cereais outono/inverno

Confagri 28 Fev 2018

Os olivais intensivos compensaram a menor produtividade dos tradicionais, atingidos pela seca

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatísticas, em 31 de janeiro, apontam para um aumento da produção de azeitona para azeite de mais 25 por cento face a 2016, com os olivais intensivos a compensarem a menor produtividade dos tradicionais, atingidos pela seca.

Em relação aos cereais de outono/inverno verifica-se, pelo quinto ano consecutivo, uma redução da área instalada, prevendo-se para esta campanha um mínimo histórico de 121 mil hectares, a menor área dos últimos cem anos.

Quanto ao peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em dezembro de 2017 foi de 38.342 toneladas, o que corresponde a uma redução de 6,2 por cento. Registou-se um menor volume de abate de suínos, -6,9 por cento; ovinos de -23,3 por cento e caprinos de -11,0 por cento.

No ano 2017, segundo dados preliminares, o volume total do gado abatido decresceu em relação a 2016, -4,3 por cento, assinalando-se uma redução para os suínos, de -5,4 por cento e ovinos, de -54,9 por cento, com aumentos para o volume de bovinos, mais 0,5 por cento e caprinos, mais 2,7 por cento.

Quanto à produção de leite e produtos lácteos, o Boletim do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indica que a recolha de leite foi de 151,8 mil toneladas, o que significa um aumento de 3,7 por cento.

A produção total de produtos lácteos foi superior à do mês homólogo em 10,8 por cento, em resposta a uma maior produção de produtos frescos como o leite para consumo e os leites acidificados, bem como um crescimento na produção de manteiga de 7,9 por cento.

Em janeiro de 2018, as maiores variações no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas nos ovos, com mais 41,5 por cento; nos ovinos e caprinos, de mais 15,6 por cento; na batata, -59,3 por cento e nos produtos hortícolas frescos, -10,8 por cento, indica o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas, em anexo.

Em anexo: Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do INE, em 31 de Janeiro

Fonte: INE

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI