INE: Aumento da produtividade dos cereais de outono/inverno e superfície de milho semelhante à campanha anterior

Confagri 16 Ago 2018

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística em julho de 2018 apontam para um aumento da produtividade dos cereais de outono/inverno, de cinco por cento no centeio, 15 por cento no trigo e na aveia e 20 por cento no triticale e cevada.

Em relação às culturas de primavera /verão, o Instituto estima uma superfície de milho semelhante à da campanha anterior e rendimentos unitários próximos dos alcançados em 2017 no arroz, tomate para indústria e girassol, enquanto na batata de regadio espera-se uma redução de cinco por cento na produtividade.  

Na sua publicação, o Instituto nacional de Estatística (INE) perspetiva uma boa campanha no pêssego com frutos de boa qualidade. Para a cereja, e após uma campanha historicamente elevada em 2017, prevê-se uma quebra de 10 por cento na produção com frutos de baixo calibre e reduzido teor de açúcar.

Quanto ao abate de gado, o peso limpo total e aprovado para consumo foi de 39.195 toneladas, o que correspondeu a um decréscimo de 3,1 por cento, devido ao menor volume de abate registado nos bovinos, de -3,3 por cento, nos suínos de -2,9 por cento e nos ovinos de -7,3 por cento.

Para a produção de leite e produtos lácteos, o INE indica que a recolha de leite de vaca foi de 176,4 mil toneladas, o que corresponde a um decréscimo de 3,4 por cento. A produção total de lacticínios foi superior à do mês homólogo em 10,0 por cento, sobretudo devido a um maior volume dos principais produtos lácteos frescos, como do leite para consumo, com mais 10,3 por cento, dos leites acidificados, mais 19,6 por cento e da nata para consumo, com mais 9,7 por cento.

Em junho de 2018, as maiores variações em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata, mais 125,8 por cento; hortícolas frescos, mais 15,7 por cento; ovinos e caprinos, mais 13,3 por cento; ovos, mais 12,5 por cento e azeite a granel, com -27,3 por cento, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE, a 30 de junho, em anexo.

 

Fonte: Instituto Nacional de Estatística 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI