Em matéria de exportações nacionais, o município de Vila Nova de Famalicão mantem-se imbatível a Norte, continuando a ocupar o pódio dos maiores exportadores do país.
A publicação recente da edição 2017 dos Anuários Estatísticos Regionais por parte do Instituto Nacional de Estatística (INE), revela um novo crescimento das exportações famalicenses na ordem dos 2,95 por cento relativamente ao ano anterior e mostra que Vila Nova de Famalicão por si só assegura 3,6 por cento das exportações nacionais.
Com um volume total de exportações colado aos dois mil milhões de euros (1.998,077), e um volume de importações ligeiramente superior a mil milhões (1.156,366), o município famalicense mantem a proeza de exportar muito mais do que aquilo que importa o que mantêm também neste índice no pódio dos municípios com a balança comercial mais favorável do país.
A performance de Vila Nova de Famalicão impressiona ainda mais comparados os números da sua prestação com os números totais dos oito municípios da NUTIII Ave, com o município famalicense a assegurar praticamente metade das exportações globais desta sub-região estatística portuguesa a que pertence.
Para estes resultados contribui um vasto universo de empresas multifacetado, com particular incidência no têxtil, a cidade assume-se mesmo com a Cidade Têxtil de Portugal em virtude de um cluster completo existente no território, no agroalimentar e na metalomecânica.
Vila Nova de Famalicão é sede de algumas das maiores e mais conceituadas empresas a produzir em Portugal, muitas das quais têm sido notícia frequente pelos produtos e projetos inovadores que têm apresentado ao mundo a partir de Vila Nova de Famalicão.
Fonte: diariodominho