INE: Produção de azeitona para azeite com -20% e redução na área instalada de cereais

Confagri 18 Mar 2019

«Apesar das sementeiras estarem concluídas e das condições meteorológicas favoráveis para a sua instalação, prevê-se um decréscimo de 3% na área instalada, sobretudo devido às reduções das superfícies de trigo, triticale e cevada»

As previsões agrícolas, em 31 de janeiro, apontam para uma diminuição significativa da produção de azeitona para azeite, de -20 por cento face à campanha anterior, observando-se cargas muito heterogéneas nos olivais tradicionais de sequeiro e rendimentos em azeites baixos.  

No que diz respeito aos cereais de outono/inverno, o Boletim do Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que apesar das sementeiras estarem concluídas e das condições meteorológicas favoráveis para a sua instalação, prevê-se um decréscimo de três por cento na área instalada, sobretudo devido às reduções das superfícies de trigo, triticale e cevada.

O peso limpo e total de gado abatido e aprovado para consumo em dezembro de 2018 foi de 39.115 toneladas, o que corresponde a um aumento de 2,0 por cento, devido ao maior volume de abate nos bovinos, suínos, ovinos e caprinos, de +2,2; +1,5; +13,3 e +0,6 por cento, respetivamente.

Para a produção de leite e lacticínios, a recolha de leite de vaca registou um total de 147,9 mil toneladas, o que representa uma quebra de 2,6 por cento, com uma produção total de produtos lácteos superior à do mês homólogo em 2,6 por cento. Este resultado deve-se, sobretudo, à maior produção do leite para consumo, de +2,2 por cento; leites acidificados, de +11,8 e nata para consumo, com mais 17,2 por cento.

Em janeiro de 2019, as variações mais significativas em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produtor verificaram-se na batata, de +111,2 por cento; hortícolas frescos, +41,7; nos ovos, com -27,3 por cento e no azeite a granel, de -21,0 por cento.

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude foram nos hortícolas frescos, com +12,8 por cento; aves de capoeiras, +6,3; nos ovos com -9,3 por cento; ovinos e caprinos, -5,5 por cento e nos suínos, de -5,2 por cento, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE, em 31 de janeiro.

Fonte: INE

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI