INE: Produção histórica de azeite e redução da área de cereais de outono/inverno

Confagri 21 Mar 2018

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatísticas, em 28 de fevereiro, apontam para uma produção histórica de azeite, que deve ultrapassar os 1,3 milhões de hectolitros, na sua maioria com baixo teor de acidez e boas características organoléticas.

Para os cereais de outono/inverno, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indica que a seca prolongada reduziu a oportunidade para a realização das sementeiras e aumentou o risco associado à sua instalação, com uma diminuição geral nas áreas de cinco por cento no centeio, 10 por cento na cevada, 15 por cento no trigo mole e triticale e 20 por cento no trigo duro. Para a aveia prevê-se uma produtividade de 1,2 toneladas, -5 por cento em relação a 2017.

Verifica-se aumentos nos abates de bovinos, de mais 7,6 por cento, para os suínos mais 3,8 por cento e nos caprinos mais 55,1 pontos percentuais (p.p.). O volume de produção de frangos subiu 6,3 por cento, mais 8,0 por cento em dezembro, com 24.340 toneladas produzidas, seguido por um acréscimo do número de cabeças em 3,5 por cento, mais 3,6 por cento em dezembro. A produção de ovos de galinha para consumo passou por um crescimento de 11,3 por cento, com 9.585 toneladas produzidas.

Em relação à produção de leite e produtos lácteos, o INE indica que a recolha de leite de vaca atingiu 159,7 mil toneladas, o que significa um acréscimo de 4,3 por cento e a produção total de lacticínios foi superior à do mês homólogo em 9,5 por cento, mais 10,8 por cento em dezembro, devido a uma maior produção, tanto de produtos frescos como dos transformados.

Quanto aos índices de preços agrícolas, em fevereiro de 2018, as maiores variações no produtor foram nos ovinos e caprinos, de mais 18,6 por cento; nos ovos, mais 14,5 por cento e na batata, -58,1 por cento. Em comparação com o mês anterior, as maiores variações ocorreram nos hortícolas frescos, de mais 6,1 por cento, nos ovos, -21,0 por cento e nos frutos, -7,3 por cento, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE, 28 de fevereiro, em anexo.

Fonte: Instituto Nacional de Estatísticas 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI