As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística, em 31 de dezembro, apontam para uma redução da área instalada de cereais de inverno, sobretudo devido à diminuição das áreas de trigo, nomeadamente, -5% no trigo mole e -10% no trigo duro e de triticale de -5 por cento.
A colheita de azeitona encontra-se atrasada, prevendo-se uma quebra de 20 por cento na produção, com os olivais tradicionais a apresentarem cargas heterogéneas, na Azeitona para conserva, a redução da produção é semelhante, com frutos a apresentarem boa qualidade e calibre.
Quanto ao peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em novembro de 2018 foi de 39.223 toneladas, o que corresponde a um decréscimo de 3,6 por cento, (-3,6 por cento em outubro devido ao menor volume de abate registado nos bovinos, de -5,1 por cento e nos suínos de -3,7 por cento.
A recolha de leite de vaca foi de 138,8 toneladas, o que representa um decréscimo de 2,5 por cento e a produção total de lacticínios foi quase idêntica à do mês homólogo, tendo aumentado apenas 0,2 por cento.
Nos preços e índices agrícolas, em dezembro de 2018 as variações mais significativas em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata, com mais 98,7 por cento; hortícolas frescos, mais 19,5 por cento; ovinos e caprinos, de mais 6,4 por cento; ovos, de -23,9 por cento; azeite a granel -18,1; frutos com -8,2 e aves de capoeira de -8,0 por cento, de acordo com o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do INE, em 31 de dezembro.
Fonte: INE