Intervenção do Presidente da CONFAGRI no Dia Internacional das Cooperativas 2020

Confagri 08 Jul 2020

Apesar das limitações que vivemos neste tempo de Pandemia, que nos impediram de realizar um evento presencial numa Cooperativa de base, como era tradição desde há largos anos; as duas Confederações e a CASES, entenderam que era importante assinalar este Dia, pois é uma oportunidade de dar a conhecer a riqueza e a diversidade do universo cooperativo.

O tema deste Ano, proposto pela Aliança Cooperativa Internacional e pelas Nações Unidas: “Cooperativas para a Ação Climática”, foi também para nós, um tema motivador, pela sua importância e atualidade.

A Sociedade em que vivemos enfrenta grandes problemas, incertezas e desafios.

Entre eles, destacam-se as alterações climáticas, pelo seu impacto à escala global.

Prevenir, Mitigar e Adaptar, são ações que nos devem mobilizar, quer de forma individual, quer de forma coletiva.

Enquanto Presidente da Confederação das Cooperativas Agrícolas, nesta curta mensagem, gostaria de salientar o esforço das nossas Cooperativas associadas e dos agricultores portugueses, para responderem aos desafios ambientais.  

  • A agricultura e floresta ocupam dois terços do território nacional,
  • Os agricultores trabalham com os recursos naturais. São os primeiros interessados na sua proteção e os primeiros a sentir o impacto das alterações climáticas.

Muitos desconhecem o notável percurso que tem vindo a ser realizado pelo setor agrícola nacional, na adoção de modos produção “mais amigos do ambiente” e no cumprimento de todas as condicionantes ambientais, definidas a nível nacional e europeu.

A título de exemplo, alguns factos expressivos:  

  • As emissões de gases com efeito de estufa da nossa agricultura, que representam menos de 10% do total nacional, reduziram 3,6% entre 1990 e 2017,
  • A venda de Produtos Fitofarmacêuticos em Portugal, diminuiu 43 % entre 2011 e 2018,
  • Em apenas 14 anos, entre 2002 e 2016, houve uma redução de 48% da utilização de água no setor agrícola, em resultado do uso de sistemas de regas mais eficientes.

Saliento também a ação da CONFAGRI e das suas associadas, na área do apoio técnico e da formação dos agricultores:

– Só no ano de 2019, a CONFAGRI realizou 280 ações de formação na área ambiental, que envolveram 4.600 agricultores.

Mas sabemos que apesar dos esforços já desenvolvidos, muito mais é exigido ao setor agrícola a nível do seu desempenho ambiental!

O papel das Cooperativas Agrícolas, surge então como um fator estratégico! Gostaria de indicar, apenas 3 razões: 

  • As Cooperativas Agrícolas têm capacidade para apoiar e coordenar, a atividade de centenas ou milhares de agricultores. Esta escala de intervenção é determinante, para que ações a favor do ambiente, sejam eficazes e alcancem melhores resultados.  
  • As Cooperativas Agrícolas são inclusivas. Elas integram, quer os agricultores de menor dimensão quer os de regiões mais desfavorecidas, os quais sem esse apoio, tenderiam a abandonar esses territórios, agravando os riscos ambientais do despovoamento.
  • As Cooperativas são promotoras do conhecimento, da formação e da inovação, junto dos seus associados.

As boas práticas de muitas cooperativas e a sua capacidade para promoverem o desenvolvimento sustentável, devem ser mais conhecidas pela sociedade.

Devem também, ser melhor consideradas e mais apoiadas pelas políticas públicas.

A atividade desenvolvida pela CONFAGRI, em Portugal e junto das instâncias europeias, visa precisamente esses dois objetivos.

Como nos desafia Ariel Guarco, o Presidente da Aliança Cooperativa Internacional: “Temos de agir agora, com os nossos valores e princípios, para demonstrar, a uma escala global, que é possível desenvolver uma economia com inclusão social e proteção dos recursos naturais.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI