Um estudo feito pelo Instituto Ricardo Jorge revela que os iogurtes são o produto que apresenta maiores concentrações de iodo, à frente do leite e das bebidas vegetais.
No estudo “Análise comparativa do teor de iodo em lacticínios e bebidas vegetais consumidas em Portugal” foram analisadas 41 amostras: 15 de leite, 20 de iogurtes e seis de bebidas vegetais “recolhidas entre as marcas de maior aceitação pelo consumidor”.
O trabalho conclui que «a concentração de iodo em leites e iogurtes consumidos em Portugal é bastante similar, 18 e 20 µg/100 ml, respetivamente, enquanto o valor médio obtido para o teor de iodo em bebidas vegetais foi de 1,2 µg/100 ml».
Os resultados mostram que os grupos de população com dietas restritas em produtos lácteos podem ter em risco a quantidade diária de iodo.
«Comparando os produtos lácteos com os produtos não lácteos, ou seja, as bebidas vegetais, observou-se uma grande variação no teor de iodo, tendo em conta que as bebidas analisadas não eram fortificadas em iodo, estes apresentavam concentrações muito inferiores às bebidas lácteas», referem os autores do estudo.
O iodo é um micromineral «indispensável para a saúde». É necessário na síntese de hormonas da tiroide, que, por sua vez, são essenciais para o desenvolvimento de vários órgãos, sendo «especialmente importantes para o cérebro, para o crescimento das crianças e para regular funções tão importantes como a frequência cardíaca e temperatura corporal».
Fonte: Renascença