Jornadas de Alimentação Animal. IACA debate impacto da descarbonização no sector

Confagri 04 Set 2019

O VIII Jornadas de Alimentação Animal realizam-se no próximo dia 19 de Setembro de 2019, no Dom Gonçalo Hotel & SPA, em Fátima. As inscrições ainda estão abertas, aqui.

Um evento promovido pela IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, que celebra este ano o seu 50.º Aniversário, e a sua Secção de Pré-Misturas e Aditivos comemora os 25 anos de existência.

Aprovada recentemente em Conselho de Ministros o Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC 2050), “como demos conta à indústria associada, e a estratégia a seguir no horizonte 2050 para se atingir a neutralidade carbónica – uma prioridade, quer para o Parlamento Europeu, no âmbito da Comissão Europeia do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, quer na reforma da Política Agrícola Comum (PAC), pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural – regressamos ao tema do ambiente e nutrição animal, dos desafios e oportunidades para o sector e como devemos dar respostas, enquadrados por uma legislação que tende a ser cada vez mais restritiva, pelo menos no espaço europeu”, refere a organização das Jornadas.

Apresentação do InovFeed

Merece igual destaque a apresentação pública, pela primeira vez, do InovFeed, o Laboratório Colaborativo para a Alimentação Animal, recentemente aprovado, numa parceria com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, entre outras instituições e empresas do sector.

Nesta perspectiva, realçam os responsáveis pela IACA, numa altura em que “o nosso futuro colectivo é cada vez mais condicionado pelas alterações climáticas e pela transição energética, em que inovação e sustentabilidade serão basilares na nossa estratégia, é este o mote do VIII Jornadas de Alimentação Animal”.

Programa

9h00 – 9h30 Recepção dos participantes

9h30 – 10h00 Abertura e Apresentação das Jornadas
António Isidoro, IACA e Pedro Folque, SPMA

1º Painel

Olga Conde Moreira (INIAV), moderador

10h00 – 10h30 A Indústria de Alimentos para Animais em Portugal: o papel da Inovação
Emídio Gomes, InovFeed / UTAD

10h30 – 11h00 Desafios futuros para as empresas de pré-misturas e aditivos
Luís Baptista, SPMA/ TNA

11h00 – 11h30 Coffee-Break

11h30 – 12h15 Ameaças e oportunidades para o sector da Alimentação Animal
Carlos Buxadé Carbó, Consultor

12h15 – 13h00 Sustentabilidade e Ambiente
Gerardo Santomà, USSEC

13h00 – 13h30 Debate

13h30 – 15h00 Almoço

2º Painel

José Manuel Costa (DGAV), moderador

15h00 – 15h40 Alimentação de Precisão
Divanildo Monteiro, UTAD

15h40 – 16h20 Optimização do uso de enzimas exógenas em nutrição de monogástricos para reduzir o impacto ambiental
Gilson Gomes, AB Vista/ Eurocereal

16h20 – 17h00 Impacto das alterações climáticas na sustentabilidade da produção de ruminantes
Nicola Walker, DSM/ TNA

17h00 – 17h15 Debate

17h00 – 17h30 Sessão de Encerramento
João Barreto, SPMA e Jaime Piçarra, IACA

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI