A Aliança Cooperativa Internacional está ao lado de cooperadores de todo o mundo expressando a nossa preocupação com a guerra na Ucrânia e nossa solidariedade com todos os afetados por ela, onde quer que vivam.
Como a “Cooperatives Europe” afirmou recentemente, o movimento cooperativo é caracterizado pela “intensa colaboração, pelo entendimento comum e respeito mútuo” e, ao mesmo tempo, a cooperação depende de uma “comunidade internacional estável, baseada em regras e princípios que não devem ser prejudicados” .
Portanto, condenamos o uso da força militar contra qualquer população civil e pedimos à comunidade internacional que traga a paz e defenda soluções diplomáticas para evitar o sofrimento de milhões de pessoas inocentes.
O conflito, como acontece em outros lugares do nosso planeta onde persistem os conflitos armados, criou uma crise humanitária que nos mobiliza.
A ACI está a trabalhar para ligar as cooperativas à volta do mundo que possam oferecer ajuda e apoio neste momento de grande necessidade. Gostaríamos de encorajar outros a juntarem-se a nós neste esforço vital para mitigar as dificuldades que estão sendo infligidas ao povo ucraniano.
Defendendo a cessação imediata da violência na Ucrânia, continuamos a pedir aos governos, organizações internacionais e organizações da sociedade civil em geral que construam uma agenda global positiva para a paz baseada na cooperação. A imposição pela força nunca será o caminho.
No espírito da Declaração da ACI sobre a Paz Positiva através das Cooperativas, reafirmamos que os conflitos surgem de necessidades e aspirações humanas não atendidas. O objetivo final das cooperativas é a satisfação das necessidades e aspirações humanas básicas. As cooperativas atuam por um futuro melhor, mais inclusivo, mais sustentável, mais participativo e mais próspero para todos.