Quando falamos de marcas FMCG (Fast Moving Consumer Goods), a Mimosa é a que mais se destaca em Portugal. De acordo com o relatório “Brand Footprint” da Kantar Worldpanel, a Mimosa é, pelo sexto ano consecutivo, a insígnia mais escolhida pelos consumidores nacionais.
Com uma penetração de 86,4% e 34 milhões de Consumer Reach Points (CRP), a Mimosa surge de forma destacada no primeiro lugar. Gresso e Compal – as marcas que se seguem – ficam-se por uma penetração de mercado de 61,5 e 61,3%, respectivamente, e com 13 milhões de CRP.
O top 10 das marcas mais escolhidas em Portugal é completado por Delta, Nobre, Renova, Terra Nostra, Milaneza, Agros e Corpos Danones.
CRP é a base do ranking e junta a medição de quantos lares estão a comprar uma marca e a frequência com que o fazem. Entre as 50 marcas mais escolhidas, a Bimbo foi a que mais cresceu em CRPs, saltando 32 posições na lista.
Destaque ainda para o facto de a Colgate e Nivea serem as únicas insígnias de higiene e beleza presentes no top 50, uma vez que a predilecção vai para a alimentação e bebidas. Renova, Fairy, Sonasol e Cif são, por seu turno, as únicas marcas de cuidado do lar presentes.
Perante os resultados da edição deste ano da análise, Blandine Meyer, Commercial director da Kantar Worldpanel Portugal, afirma que «as estratégias para se conseguir novos consumidores são mais bem-sucedidas do que aquelas que têm como objectivo aumentar a fidelidade e a frequência de consumo». A prioridade deverá ser encontrar novos compradores.
Fonte: marketeer