Concluídas as negociações, esta versão do acordo estabelece uma estrutura ambiciosa e moderna entre a UE e o México. Criando novas oportunidades económicas para ambos os lados, incluindo o potencial de crescimento para as exportações agroalimentares da UE para o México, ao mesmo tempo em que promove valores compartilhados e regras progressivas sobre desenvolvimento sustentável.
.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen , afirma que: “A UE e o México já são parceiros confiáveis. Agora, queremos aprofundar ainda mais nossa cooperação, beneficiando fortemente os nossos povos e economias. Os exportadores da UE ganharão novas oportunidades comerciais, incluindo os nossos agricultores e empresas agroalimentares. Este acordo histórico prova que o comércio aberto e baseado em regras pode contribuir para nossa prosperidade e segurança económica, bem como para a ação climática e o desenvolvimento sustentável.”
.
Impulsionar o comércio e melhorar a segurança económica
O pilar comercial do Acordo impulsionará substancialmente uma relação comercial já próspera: o comércio de bens entre a UE e o México atingiu € 82 bilhões em 2023, enquanto o comércio bilateral de serviços atingiu € 22 bilhões em 2022, tornando o México o segundo maior parceiro comercial da UE na América Latina.
.
O novo acordo oferecerá novas oportunidades de negócios e apoiará a transição verde e digital da UE, pois irá:
- Ajudar a aumentar as exportações de serviços da UE em áreas-chave, como serviços financeiros, transportes, comércio eletrónico e telecomunicações;
- Fortalecer a cadeia de fornecimento de matérias-primas locais críticas, melhorando ao mesmo tempo a competitividade da indústria europeia;
- Eliminar barreiras não tarifárias e estabelecer condições equitativas, por exemplo, em matéria de Direitos de Propriedade Intelectual;
- Dar às empresas da UE acesso aos contratos do governo mexicano em pé de igualdade com as empresas locais;
- Incentivar e proteger os investimentos europeus no México;
- Promover a transição digital em ambos os lados, com um capítulo dedicado ao comércio digital; e
- Melhorar as regras para promover a reutilização e o reparo de produtos importantes para a sustentabilidade.
.
Benefícios para os agricultores europeus
O acordo criará uma riqueza de oportunidades para agricultores e exportadores agroalimentares da UE , já que o México é um importador líquido de produtos agroalimentares da UE. Ele irá:
.
- Remover tarifas de até 100% sobre importantes produtos de exportação da UE, como queijo, aves, carne de porco, massas, maçãs, geleias e marmeladas, bem como chocolate e vinho;
- Ampliar a proteção de produtos europeus tradicionais e emblemáticos (Indicações Geográficas) para 568;
- Tornar as exportações agroalimentares mais rápidas e baratas através de procedimentos mais simples.
- Concede um papel essencial às organizações da sociedade civil para monitorar e aconselhar sobre a implementação de todo o acordo.
- Promoção e proteção do multilateralismo, com maior envolvimento na ONU, OMC e G20.
.
Mais informação sobre a componente agroalimentar pode ser encontrada aqui.
As perguntas e respostas sobre o acordo estão disponíveis aqui.
.
Sujeito à revisão legal final, a UE e o México prosseguirão agora com seus respectivos procedimentos de conclusão e ratificação.
.