Porto de Lisboa atinge novo recorde de importação de milho

Confagri 03 Ago 2022

Fonte: sicnoticias.pt

O Porto de Lisboa atingiu um novo recorde na importação de milho. O terminal da Trafaria recebe cereais de todo o mundo

De uma só vez chegaram ao terminal da Trafaria 83947 toneladas de milho, um novo máximo no Porto de Lisboa, segundo Abel Vinagre presidente SILPOR.

“Tem-se verificado nestes últimos anos uma tendência para o aumento dos navios. Aquilo que era há poucos anos a dimensão máxima dos navios, andava nas 60 mil toneladas, passou para as 70 mil, e agora temos aqui 84 mil.”

A cada dia, e se tudo correr como previsto, é possível retirardo navio cerca de oito mil toneladas. O processo deve ser terminado nos próximos dias.

“Aqui podemos receber navios até menos 18 metros, mas a nossa limitação aqui não resulta tanto da profundidade das águas, resulta da barra do Tejo, os navios é que não podem entrar na barra do Tejo… porque nós aqui temos esssa qualidade das águas profundas.”

À Trafaria chegam cereais de todo o mundo. Estes últimos têm origem no Brasil.

“É o resultado de uma tendência que já existia, agravada agora pela procura que existe em função dos acontecimentos internacionais, pela procura que existe em relação a estes cereais.”

No total, o terminal consegue armazenar 200 mil toneladas de cereais. Ficam guardados até serem transportados.

Leia a notícia aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI