Proibição temporária de importação de limão e laranja da Argentina

Confagri 18 Ago 2020

Fonte: DGAV

Foi publicado o REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2020/1199 DA COMISSÃO de 13 de agosto de 2020 que altera o anexo VI do Regulamento de Execução (UE) 2019/2072 para proibir temporariamente a introdução na União de determinados frutos originários da Argentina, a fim de impedir a introdução e propagação na União de Phyllosticta citricarpa (McAlpine) Van der Aa., e que se  anexa.

A decisão de proibição temporária de importação de limão e laranja da Argentina, foi tomada  em resultado do  elevado numero de interceções do fungo de quarentena Phyllosticta citricarpa (McAlpine) Van der Aa, em frutos de limão e de laranja originários da Argentina, detetadas em vários Postos de Controlo de Fronteira (PCF) dos Estados Membros da União Europeia, incluindo nos PCF portugueses. Esta proibição teve inicio no dia 16 de agosto e prolonga-se até 30 de abril de 2021.

Apenas poderão ser aceites, até ao dia 5 de setembro próximo, as remessas  de limão e laranja que que se encontrem em transito, desde que tenham sido carregadas na origem antes do dia 16 de agosto.

Documentos de Apoio

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI