O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, destacou esta quarta-feira que, nos últimos três anos, foram abertos «53 mercados» fora da União Europeia para exportar «cerca de 200 produtos» nacionais, encontrando-se em negociação mais «cerca de 50» mercados.
«Nos últimos três anos, desde que estou no Governo, abrimos 53 mercados de países terceiros, fora da União Europeia, para cerca de 200 produtos portugueses», frisou o ministro, em declarações aos jornalistas, em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.
Capoulas Santos acrescentou ainda que, «neste momento» Portugal está «em negociação com outros cerca de 50 mercados» fora do espaço comunitário para a exportação de produtos nacionais.
Em relação à exportação de carne de porco portuguesa, o ministro da Agricultura realçou que o atual Governo abriu «os maiores mercados do mundo» para esta fileira, ou seja, «a Coreia, a Índia e, agora, a China».
Dos cerca de 200 produtos exportados para os 53 mercados abertos nos últimos três anos, explicou o ministro à agência Lusa, «um terço é de origem vegetal» e «cerca de dois terços é de origem animal».
Entre o que é exportado, elencou, encontram-se «produtos frescos, produtos transformados, fruta, vinhos, leite, toda a diversidade de produtos» que o país tem para oferecer e «alguns setores estão a crescer imenso».
No setor «dos pequenos frutos vermelhos, das framboesas, Portugal já abastece 40 por cento do mercado europeu», revelou, acrescentando: «E estes pequenos frutos vermelhos já quase duplicaram as exportações da pera-rocha».
Fonte: Lusa