Primeiro foco de Peste Suína Africana em suínos domésticos na Eslováquia

Confagri 26 Jul 2019

Fonte: DGAV

As autoridades da Eslováquia notificaram no dia 25.07.2019, através do sistema de notificação de doenças da União Europeia (ADNS) um foco em suínos domésticos numa exploração não comercial com 4 suínos de engorda, no município de Trebisov, perto da fronteira com a Hungria.

Face a este novo agravamento da situação epidemiológica da PSA na UE, uma vez que se trata do primeiro foco de PSA em suínos domésticos na Eslováquia, vimos mais uma vez reforçar a importância de se ter em atenção as medidas preventivas divulgadas pela DGAV, nomeadamente a biossegurança, nas explorações, nos transporte e durante a atividade cinegética.

Relembramos ainda a obrigação de notificar qualquer ocorrência ou suspeita de PSA, bem como aumentos anormais na mortalidade nas populações de javalis (art.º 3.º do Decreto-lei n.º 267/2003 de 25 de outubro), aos serviços regionais e locais da DGAV (os contatos dos serviços, os nomes, telefones e endereços eletrónicos estão disponíveis no portal da DGAV.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI