Produção de cereja e pêssego com níveis semelhantes aos melhores das últimas décadas

Confagri 04 Jul 2019

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística apontam para uma campanha das prunóideas muito produtiva, com rendimentos unitários de 3,2 e 12,5 toneladas por hectare para a cereja e pêssego, respetivamente, ao nível dos melhores das últimas décadas.

Por outro lado, nos cereais de inverno o tempo quente e seco de março foi determinante para a redução das produtividades face às duas últimas campanhas, variando entre os -10 por cento no trigo mole e cevada e os -15 por cento no trigo duro, triticale e aveia.

Em relação às culturas de primavera/verão, as previsões a 31 de maio do Instituto Nacional de Estatística (INE) salientam a diminuição em cinco por cento da superfície de arroz sobretudo devido à redução da área instalada nos campos da bacia hidrográfica do Sado, com cerca de menos 900 hectares (ha) face a 2018, em consequência dos baixos níveis das reservas hídricas das albufeiras da região.

Também a superfície de milho deverá diminuir cinco por cento e a de girassol 15 por cento. Em contrapartida, prevê-se um aumento de quatro por cento na área plantada de batata, essencialmente como resposta ao aumento do preço pago ao produtor e de dois por cento na área de tomate para a indústria, praticamente já toda instalada.

O Boletim do INE indica ainda que o peso total limpo de gado abatido para consumo em abril de 2019 foi de 40.502 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 9,6 por cento, devido ao maior volume de abate registado nos bovinos de mais 2,9 por cento; nos suínos de mais 6,8 por cento; ovinos com mais 228,4 por cento e nos caprinos de mais 252,4 por cento.

A recolha de leite de vaca foi de 166,0 mil toneladas, o que indica um decréscimo em relação ao mês homólogo de 1,4 por cento. O fabrico de produtos lácteos também baixou cerca de -5,4 por cento que compara com -3,1 por cento em março, isto devido, sobretudo, à redução do volume de leite e nata para consumo, de acordo com o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do INE, a 31 de maio.

Fonte: INE

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI