Produção de leite nos Açores estabilizou nos 50 milhões de litros em janeiro

Confagri 11 Mar 2019

A produção global de leite nos Açores praticamente estabilizou nos 50 milhões de litros, comparando a produção de janeiro de 2019 com igual período de 2018, anunciou a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

De destacar que, em janeiro de 2018, se tinha registado um aumento da produção de dois milhões de litros de leite, ou seja, cerca de quatro por cento, face ao período homólogo de 2017.

Maior redução nas Flores, Pico e Faial

Flores, com -26 por cento; Pico, -17; Faial e Terceira, com -3 por cento foram as ilhas onde ocorreram as maiores reduções da produção em janeiro de 2019, comparando com janeiro de 2018, em contraponto com São Jorge, que registou +7 por cento; São Miguel, +1,3 e Graciosa +0,48 por cento, onde se registaram crescimentos na produção.

«A produção de leite na Região está bem estruturada e tem evoluído sem paralelo, quer em quantidade, quer em qualidade, daí que, nos últimos quatro anos, apesar dos limites impostos à produção por algumas indústrias, houve um crescimento de 14 por cento, enquanto a produtividade média, no mesmo período, aumentou 18 por cento», salienta uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

Estes «bons indicadores são o resultado do esforço e da experiência acumulada dos produtores de leite, dos investimentos que têm sido feitos na modernização das explorações, da aposta no bem-estar animal e na melhoria genética, e das boas condições naturais», acrescenta a mesma nota.

Para o Executivo Regional, «os Açores têm condições excecionais para a produção de leite natural de grande qualidade, em virtude de terem oportunidade para que o pastoreio das vacas ocorra 365 dias por ano nas pastagens».

Pelo que, as indústrias de lacticínios «têm o grande desafio de aproveitarem e transformarem esta vantagem competitiva para aumentarem a sua rentabilidade, apostando na inovação, em novos mercados, no lançamento de produtos que respondam à procura dos consumidores e que tragam maior valor acrescentado».

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi