Projecto solidário das Caixas Agrícolas entregou o primeiro lote de bens para famílias carenciadas no Norte

Confagri 10 Mai 2021

Fonte: altominho.com.pt

A Federação Nacional das Caixas de Crédito Agricola Mutuo (FENACAM), em conjunto com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal e a Cáritas Portuguesa, criou a corrente solidária “O Meu Gesto, Pelo Nosso Portugal” para ajudar a mitigar os efeitos económicos e sociais causados pela pandemia em Portugal. O primeiro lote de bens recolhidos já foi entregue a famílias carenciadas na PEC Nordeste – Indústria de Produtos Pecuários do Norte, em Penafiel. 

Este primeiro lote de bens é constituído por uma tonelada de carne doado pela PEC Nordeste, 1 200 hambúrgueres de carne barrosã doados pela Cooperativa Agro Rural de Boticas, 1900 quilos de maçãs, doadas pela Cooperativa Agrícola do Távora – Moimenta da Beira, bem como diverso material de proteção contra a Covid-19, num valor total de cerca de 30 000 euros, doado pela FENACAM. Com o propósito de continuar a suprir as carências e as dificuldades das famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e económica, está prevista para julho a entrega de um segundo lote de bens.

“Este projeto representa o cumprir de um dos mais nobres pilares do cooperativismo, designadamente o das Caixas Agrícolas, e que diz respeito à responsabilidade social exercida junto das comunidades onde se inserem. Aliás, é este um dos eixos que nos distingue da restante banca, ao privilegiarmos o bem-estar e a proximidade junto das populações locais, partilhando os bons e maus momentos, em detrimento da preocupação na procura do resultado e do lucro da atividade”, sublinhou Jorge Volante, presidente da FENACAM.

“Esta corrente solidária, que teve início em novembro de 2020, já angariou 24 431,00 de euros e doou cerca de uma tonelada de bens alimentares, através da rede nacional Cáritas. Este projeto teve como objetivo reforçar a resposta da rede Cáritas, entre abril de 2020 e fevereiro de 2021, através do apoio a mais de 10 mil pessoas, através da campanha “Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”, complementou Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa.

A corrente solidária “O Meu Gesto, Pelo Nosso Portugal” irá continuar a apoiar necessidades de ordem financeira e alimentar das famílias mais carenciadas, através de donativos monetários efetuados nos balcões da Caixa Agrícola. Paralelamente, serão ainda doados pelas cooperativas agrícolas bens alimentares às famílias carenciadas, que, tal como os donativos monetários recebidos nos balcões da Caixa Agrícola, serão distribuídos pelas comunidades carenciadas através da Cáritas Portuguesa.

Os donativos podem ser efetuados em todos os balcões Caixa Agrícola, através da conta PT50 0045 9020 4033 2492 50706. Mais informações sobre a corrente solidária “O Meu Gesto, Pelo Nosso Portugal”disponíveis em www.fenacam.pt.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI