Inquérito “Identificação de Circuitos Curtos Agroalimentares” até 31 de Maio. Participe!

Confagri 16 Mai 2019

No âmbito do Projeto “AproximaR – Produzir e Consumir Localmente”, a  CONFAGRI solicita a colaboração das suas entidades associadas na identificação de CCA, através do preenchimento do Inquérito “Identificação de Circuitos Curtos Agroalimentares”, até dia 31 de maio de 2019.

Agradecemos, desde já, a Vossa colaboração e damos a conhecer que:

  1. será respeitado o anonimato da informação partilhada, e
  2. iremos ter a oportunidade de, não só de dar a conhecer os vários tipos de resultados do Projeto, mas também de previamente os mesmos poderem ser debatidos à escala regional.

A possibilidade de comprar produtos locais diretamente ao produtor é, para muitos consumidores, a forma mais satisfatória de garantir a qualidade, rastreabilidade e autenticidade dos produtos e uma maneira de apoiar a economia local. A comunicação entre produtores e consumidores permite criar confiança mútua e diferenciar os produtos locais dos restantes, acrescentando-lhes valor económico, ambiental e social.

Neste âmbito, o Projeto PDR 2020 “AproximaR – Produzir e Consumir Localmente”, o qual surgiu na sequência das atividades do grupo temático “Circuitos Curtos Agroalimentares” (CCA) da Rede Rural Nacional (RRN) e reúne vários tipos de parceiros (CONFAGRI, DGADR, CNA, A2S, ISA e IPC), tem por principais objetivos:

i) Contribuir para a boa aplicação, acompanhamento e avaliação das Politicas de Desenvolvimento Rural no que respeita ao conhecimento e à dinamização dos Circuitos Curtos Agroalimentares

ii) Transferir boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de Desenvolvimento Rural e dos produtores através da criação de uma Plataforma agregadora de todos os conteúdos e informação desenvolvida pela parceria.

Uma das atividades programadas diz respeito à identificação, caracterização e mapeamento de CCA em Portugal Continental, nas modalidades de “Venda na exploração”, “Cabazes”, “Mercados de Produtores” e “Abastecimento local da restauração coletiva” (cantinas).

O projeto está a iniciar-se e um dos “pontos de partida” passa pela constituição de uma base de dados, tão abrangente quanto possível, da realidade nacional.

 

Para esclarecimentos adicionais contactar:

Ana Entrudo, email: aentrudo@dgadr.pt ; tel. 218 442 394

Maria José Ilhéu, email: milheu@dgadr.pt ; tel. 218 442 395

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI