Prorrogação de prazo: Candidaturas Medida de Apoio ao Setor da Suinicultura

Confagri 17 Ago 2022

Fonte: FPAS

Por indicação da Ministra da Agricultura e Alimentação, e a pedido das Confederações, foi decidido prorrogar o prazo de candidaturas à medida da “Reserva de Crises”. Assim, o prazo previsto no nº 2 do artigo 16.º referente ao período de apresentação de candidaturas da Portaria n.º 180/2022, de 14 de julho é prorrogado até 19 de agosto de 2022.

A candidatura é muito simples. Basta ir ao site do IFAP » Área Reservada » Candidaturas » Ajuda excecional de adaptação dos produtores dos setores agrícolas , ao abrigo do Reg Delegado 2022/467, de 23 de março.

O tempo estimado da candidatura por NIF é de 2 minutos.

O apoio ao setor da carne de porco é de 6,4 milhões de euros e assume a forma de ajuda forfetária, não reembolsável, calculado a partir da declaração de existências de dezembro de 2021, de acordo com os seguintes valores de referência:

  • Porca reprodutora — 9 euros por animal;
  • Porco de engorda — 4 euros por animal.

O período de submissão de candidaturas decorre entre os dias 25 de julho e 12 de agosto de 2022 em formulário próprio disponível na plataforma iDigital, no portal do IFAP, I. P., em www.ifap.pt.

O pagamento do apoio será feito até ao dia 30 de setembro de 2022.

Os candidatos ao apoio previsto no presente capítulo devem cumprir um dos seguintes critérios:

  • Disporem de certificação de bem-estar animal;
  • Disporem de certificação em métodos de produção respeitadores do ambiente e do clima, nomeadamente modo de produção biológico ou rotulagem facultativa de carne de suíno;
  • Deterem efetivo de raças autóctones registado em livro genealógico;
  • Disporem de painéis fotovoltaicos, de biogás ou outras fontes de energia renováveis;
  • Disporem de unidades de compostagem, de biogás, ou de instalações de combustão de subprodutos animais ou resíduos, ou garantirem o encaminhamento dos seus subprodutos animais para unidades aprovadas para o processamento de subprodutos animais que assegurem a sua valorização ou a sua correta eliminação, conforme o plano aprovado nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 5.º do Decreto -Lei n.º 33/2017, de 23 de março;
  • Disporem de unidades com práticas de ventilação natural;
  • Utilizarem práticas promotoras de recuperação hídricas nas explorações;
  • Disporem de plano de biossegurança.
Qualquer dúvida pff contacte a FPAS através do e-mail geral@suinicultura.com

Leia a notícia aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI