As previsões agrícolas a 30 de novembro, publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística apontam para uma diminuição da produção de azeitona, de -20 por cento face à campanha anterior, num ano marcado pela contrassafra e algum atraso da colheita.
Pelo contrário, a castanha e apesar de alguma heterogeneidade produtiva e qualitativa, deve passar por um aumento de cinco por cento na produção.
No milho de regadio, os efeitos negativos da tempestade Leslie nas culturas da região Centro e, apesar do crescimento da área semeada, a produção será semelhante à de 2017. Em relação aos cereais de inverno, os trabalhos de preparação da sementeira têm sido dificultados pelo estado de encharcamento dos solos, o que leva a um atraso generalizado. Para a aveia prevê-se a manutenção da área semeada na campanha anterior de 32 mil hectares (ha).
Quanto ao peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo, o Instituto Nacional de Estatística (INE) assinala um total de 39615 toneladas, o que corresponde a um decréscimo de 3,6 por cento, ou seja, -0,4 por cento em setembro, devido ao menor volume de abate registado nos suínos, de -5,5 por cento e ovinos, de -0,2 por cento.
A recolha de leite de vaca foi de 142,3 mil toneladas, o eu representa um decréscimo de 0,7 por cento, -1,5 em setembro. A produção total de lacticínios foi superior à do mês homólogo em 3,1 por cento, essencialmente devido ao maior volume de produção dos leites acidificados, de mais 18,9 por cento.
Por último, em novembro de 2018, as variações mais significativas em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produto foram observadas na batata, hortícolas frescos, ovinos e caprinos, plantas e flores, bovinos e suínos. Em comparação com o mês anterior, as variações de mais amplitude ocorreram nos frutos, mais 17,0 por cento; batata, de mais 5,3 por cento e hortícolas frescos, de mais 3,6 por cento, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE, a 30 de novembro.
Fonte: INE