Quer produzir mel? Cooperativa Agrícola de Loures lança 1.º concurso do Banco de Terras Apícolas

Confagri 20 Dez 2018

A Cooperativa Agrícola de Loures acaba de lançar o 1.º Concurso do Banco de Terras Apícolas de Loures. As candidaturas estão abertas até 10 de janeiro de 2019.

O Banco de Terras Apícolas tem como objetivo disponibilizar terrenos no concelho de Loures a novos ou pequenos apicultores, de forma a que estes possam instalar as suas colmeias e permitir que se mantenham ligados ao setor apícola, através do maneio da colmeia, com base em práticas apícolas sustentáveis.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Protocolo de Cooperação, entre o Município de Loures e a Cooperativa Agrícola de Loures, assinado a 24 de janeiro de 2018, com o objetivo de promover a atividade apícola no território do concelho.

Candidaturas

Os interessados devem efectuar a candidatura aos terrenos disponíveis, durante o prazo estabelecido no regulamento do concurso. A escolha dos vencedores e a respectiva atribuição de terreno será efectuada por sorteio.

Requisitos dos Candidatos:

Ser associado da Cooperativa Agrícola de Loures, no momento da candidatura;

Caso já esteja registado como apicultor/a, deve ter um efectivo apícola inferior ou igual a 10 colónias.

Prazos e forma de Inscrição

As inscrições no Concurso decorrem de 14 de dezembro de 2018 a 10 de janeiro de 2019. O formulário de inscrição pode ser enviado por email: apical@sapo.pt  ou preenchido presencialmente nas instalações da Cooperativa Agrícola de Loures, na Rua do Funchal nº45, 2670-364 Loures.

Condições de acesso e apuramento:

Cada candidato habilita-se a desenvolver apicultura num apiário comunitário com 2 apicultores, podendo cada um ter no máximo 15 colónias.

Será efetuada a escolha de 2 candidatos para cada terreno disponibilizado, que segue a ordem do sorteio.

A escolha será efetuada por sorteio, no dia 11 de janeiro de 2019 pelas 18h00 nas instalações da Cooperativa Agrícola de Loures.

Serão efectuados 2 sorteios. No 1.º sorteio farão parte os inscritos com residência no concelho de Loures e nos concelhos limítrofes (Odivelas, Sintra, Mafra, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira e Lisboa). No 2.º sorteio farão parte os restantes inscritos, que não residem nos concelhos indicados para o 1.º sorteio.

O 2.º sorteio só se realiza se ainda existirem vagas disponíveis após a realização do 1.º sorteio.

Só é atribuído a cada candidato seleccionado vaga para um único terreno, não havendo a possibilidade de repetição.

Os candidatos não selecionados, mantêm a ordem do sorteio, constituindo dessa forma a listagem de candidatos de substituição à qual se recorrerá nos casos de desistência de algum dos candidatos selecionados.

Os candidatos selecionados têm de aceitar e assinar as condições de utilização do terreno atribuído indicadas no contrato que será estabelecido com a Cooperativa Agrícola de Loures.

Após o sorteio, os candidatos selecionados, caso pretendam, podem efectuar a troca de terrenos, entre eles, no período de quinze minutos. Findos os quais o júri fechará a lista das atribuições.

O júri é constituído por 3 elementos: 1 representante da Cooperativa Agrícola de Loures; 1 representante da secção Apícola da Cooperativa de loures; 1 representante da Câmara Municipal de Loures.

 

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI