Seca diminuiu em Portugal. Bragança é a única região em grau extremo

Confagri 16 Set 2022

Fonte: noticiasaominuto.com

Os primeiros 15 dias de setembro foram dos mais chuvosos dos últimos 22 anos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou, esta quinta-feira, que uma análise climatológica aos primeiros 15 dias de setembro mostra que se trata do quarto setembro mais chuvoso dos últimos 22 anos e que a seca diminuiu significativamente em Portugal.

“O total de precipitação nestes 14 dias, 52 mm, corresponde a 123 % em relação ao valor médio 1971-2000. Este valor até à data corresponde ao 4º setembro mais chuvoso desde 2000 (valores mais altos em 2014, 2002, 2006, 2021)”, lê-se na nota do IPMA.

As quantidades de precipitação ocorridas verificaram-se, principalmente, nos dias 12 a 14 de setembro, com os valores mais significativos a ocorreram no interior Centro, em particular no distrito da Guarda. Neste distrito a precipitação ocorrida nestes dois dias “é superior ao valor normal para o mês e cerca do triplo da precipitação normal do mês”, explica ainda o instituto.

No que refere à situação de seca, segundo o IPMA, foi registada “uma diminuição significativa da situação de seca meteorológica em todo o território”. Apesar disso, “as classes de seca moderada e severa” continuam a predominar.

Já a “classe de seca extrema teve uma diminuição muito acentuada”. Apenas a região de Bragança ainda se mantém nessa classe.

Leia a notícia aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI