As linhas de água que abastecem as praias fluviais do concelho de Seia, na Serra da Estrela, situadas em áreas atingidas pelos incêndios de 2017, estão a ser monitorizadas para garantir a sua qualidade, foi hoje anunciado.
O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, disse à agência Lusa que as chuvas de junho arrastaram cinzas para os cursos de água que abastecem quatro praias fluviais, mas a situação foi ultrapassada e os equipamentos de veraneio estão a funcionar com normalidade.
A situação atingiu as praias fluviais do Dr. Pedro (Senhora do Desterro), do Sabugueiro, de Vila Cova à Coelheira e de Lapa dos Dinheiros. «Se eventualmente não houver situações anormais no contexto daquilo que são as condições meteorológicas, significa que aquela situação de funcionamento das praias está perfeitamente estabilizada e isso não constitui preocupação para nós», disse o autarca.
Segundo Carlos Filipe Camelo, no seguimento dos acontecimentos anteriores, a autarquia está «diariamente a monitorizar e a ter ações em concreto no sentido de que as coisas possam acontecer tão normalmente quanto possível».
«E mesmo relativamente às condições que elas tinham que apresentar aquando do içar das bandeiras, conjuntamente entre o Município, as Juntas de Freguesias e a própria Agência Portuguesa de Ambiente (APA), essas condições foram identificadas pela própria APA no sentido de que as coisas estavam no ponto certo», esclareceu.
A ação de monitorização das águas das praias de Lapa dos Dinheiros, de Vila Cova à Coelheira e de Sabugueiro, permitirá que a curto prazo haja mais praias que ficam apetrechadas «com as respetivas bandeiras, para além daquelas que hoje já beneficiam, quer de Praia Bandeira Azul quer de Praia Acessível», vaticina.
No concelho de Seia existe uma praia fluvial em Loriga que ostenta os galardões de Praia com Qualidade de Ouro e as Bandeiras Azul e Acessível, estando estas duas distinções também presentes na praia fluvial de Lapa dos Dinheiros.
A rede de praias fluviais do concelho de Seia é constituída pelas praias de Loriga, Lapa dos Dinheiros, Vila Cova à Coelheira, Sandomil, Poço do Lagar, Sabugueiro e Dr. Pedro (Senhora do Desterro).
Para o presidente da Câmara Municipal de Seia, a rede de praias fluviais existente naquele concelho da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, é «um valor acrescido» para o território.
«Até há pouco tempo, aquilo que era a grande aposta era exatamente no produto neve, um produto sazonal, hoje já muito afetado pelas alterações climáticas», apontou.
A realidade atual é diferente, lembrando que as praias fluviais deram «outra dinâmica ao território», tendo em conta a aposta do Município de Seia em «gerar condições para uma Serra da Estrela para as quatro estações» do ano.
Fonte: Lusa