A silenciosa resposta do setor da manteiga da União Europeia

Confagri 07 Nov 2017

Quando os preços sobem, o normal no mercado é que a oferta aumente. No caso da manteiga na União Europeia a situação foi muito particular. Os mercados internacionais de manteiga alcançaram níveis recorde e, normalmente, a produção seguia a mesma tendência. No entanto, a resposta da oferta na União Europeia foi muito silenciosa, segunda a avaliação de AHDB.

Durante os primeiros cinco meses de 2017/2018, os produtores da União Europeia dos 28 (UE-28) produziram apenas cerca de mais 0,8 por cento de gordura em relação ao ano anterior. Para além da escassez do aumento, o mais preocupante é que não vem do aumento de gordura mas de uma maior produção de leite em alguns países, como a Irlanda, o que também gerou mais leite desnatado em pó num mercado já saturado, sendo provável que caso houvesse um incentivo para o aumento de matéria gorda, por preço, a situação seria diferente.

Dos principais países produtores de leite da UE, apenas dois registaram um crescimento a nível de gordura do leite. A Polónia assinalou o maior aumento, ao passar de uma média de 3,94 para 3,96 por cento. O Reino Unido é outro país com um aumento de 4 a 4,01 por cento.

Nos restantes países principais produtores de leite da UE registaram-se quedas ao longo dos anos, o que levou a uma redução do nível de matéria gorda da UE-28 de 3,98 a 3,95 por cento.

No mesmo período, os 10 principais países produtores de leite da UE assinalaram um aumento interanual nos seus níveis médios de proteína.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi