Situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na Europa

Confagri 17 Jan 2022

Fonte: dgav.pt

Atendendo ao agravamento da situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na Europa devido à confirmação de 3 focos em javalis no Norte da Itália e do primeiro caso de PSA numa exploração caseira de suínos na Macedónia Norte, esta Direção-Geral emitiu nota informativa n.º 1/2022/PSA.

No caso de detetar um ou mais javalis mortos em espaços naturais deverá reportar a ocorrência na aplicação ANIMAS – Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens que poderá descarregar em https://animas.icnf.pt

Mais informações ver:

Neste portal a página da Peste suína africana

Notificação de Animais Mortos – ANIMAS – DGAV

A situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na Europa, continua a agravar-se devido à disseminação da doença a novas áreas livres, com elevado número de focos em suínos domésticos e em javalis.

Só em 2021 foram notificados na UE, 12.076 focos em javalis e 1.826 em suínos domésticos. Até 10 de janeiro 2022, foram reportados 319 focos em javalis e 13 explorações de suínos. Os dados mais relevantes são os seguintes:

  • As autoridades veterinárias da Itália notificaram a 6 de janeiro, um foco de PSA num javali encontrado morto em Ovada, na província de Alexandria no norte de Itália, seguindo-se de outras duas notificações na mesma zona.
  • A 10 de janeiro as autoridades veterinárias da Macedónia do Norte, notificaram pela primeira vez um foco de PSA em suínos domésticos.
  • Na Alemanha, Polónia, Eslováquia, Bulgária, Roménia, Estónia, Letónia a situação epidemiológica da PSA em javalis e nos suínos domésticos continua a agravar-se. Na Hungria e Lituânia apenas foram reportados focos em javalis.
  • Na Europa e fora da UE a PSA continua presente nos seguintes países: Federação Russa, Moldávia, República da Sérvia e na Ucrânia;
  • Na Ásia a PSA já atinge 14 países e continua a disseminar-se pela República Popular da China, Mongólia, Hong Kong, Vietname, Camboja, Coreia do Norte, Laos, Myanmar, Filipinas, Coreia do Sul, Timor-Leste, Indonésia, India, Butão e Malásia;
  • Na Oceânia continuam a ser reportados focos de PSA em suínos domésticos na Papua-Nova Guiné;
  • Na América a PSA foi introduzida, passados 40 anos, na República Dominicana e posteriormente no Haiti

Consulte aqui toda a informação

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI